12/5/2008 - São Roque - SP

CRAS e Fundo Social realizam bazar de artesanato

Um bazar de artesanato em prol do Fundo Social de Solidariedade e dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) de São João Novo e Goiana foi realizado durante a última quarta-feira, dia 7, no saguão da Prefeitura de São Roque.

O evento que estava marcado para começar às 10h e terminar às 16h acabou se antecipando em função do grande interesse das pessoas que passavam pelo local, segundo a artista plástica e coordenadora do projeto, Leila Carlassara. “Mal chegamos aqui e já vendemos quase tudo. Estamos até com várias encomendas”, comenta entusiasmada.

Cerca de 150 peças ficaram expostas no bazar, porta-jóias, porta-vinho, revisteiro, abajur, banquetas, relógios de parede, entre outros, todos confeccionados por alunos do Programa Comunidade em Arte, realizado no CRAS e no FSS. “As pessoas elogiam muito. Este trabalho é de uma importância muito grande, pois mudou mesmo a vida destas pessoas”, diz Carlassara.



Os trabalhos de artesanato confeccionados pelos alunos desde o início do curso foram vendidos em feiras e bazares promovidos pelo CRAS e realizados na prefeitura. Agora a coordenação pretende levar o Comunidade em Arte ainda mais adiante e já deu os primeiros passos. “Entramos em contato com empresários que trabalham com artesanato para participarem dessa ação social, acolhendo as peças em seus estabelecimentos para serem vendidas, revertendo o lucro para os próprios alunos. Já fechamos com o Vinho Palmeiras e a Cantina Tia Lina, mas ainda estamos correndo atrás de outros estabelecimentos, como o Góes que já está analisando as peças”, conta Carlassara.

Sobre o Cras
Os Centros de Referência de Assistência Social foram implantados pela administração municipal em parceria com o governo federal e prestam atendimento assistencial, articulam os serviços disponíveis em cada localidade e potencializam a rede de proteção social básica. Nos Centros de Referência são desenvolvidos Programas de Atenção Integral com o objetivo de promover o acompanhamento social das famílias em um determinado território; potencializar os núcleos familiares como unidades de referência, fortalecendo vínculos internos e externos de solidariedade; e contribuir para o processo de autonomia e emancipação social destas famílias.

As ações realizadas no Cras abrangem diversos setores e estão voltadas para romper o ciclo de reprodução da pobreza entre gerações e atuar de forma preventiva, evitando que as famílias tenham seus direitos violados, recaindo em situações de risco.

Fonte: Prefeitura de São Roque