27/1/2009 - São Roque - SP

Cuidados com a beleza resgatam autoestima de pacientes do Caps

Penteados, unhas pintadas e muita alegria. Quem pensa que essa é uma rotina exclusiva dos salões de beleza está enganado. Uma iniciativa do Centro de Atendimento Psicossocial (Caps) de São Roque mostra que o cuidado com a aparência também é uma maneira de elevar a autoestima dos pacientes portadores de distúrbios mentais e emocionais.

A primeira Tarde da Beleza, realizada dia 16, transformou a unidade de saúde num grande salão. Os profissionais de saúde viraram profissionais da beleza e interagiram de um jeito diferente com os usuários do Caps. “Estas atividades aproximam o usuário do serviço e apesar de não parecer possuem uma série de fundamentos terapêuticos”, explica a terapeuta ocupacional Ângela Cancian, enquanto pintava as unhas de uma das pacientes. “Resgatar a autoestima e fazer com estas pessoas se sintam bem e cuidadas é o nosso maior objetivo”, completa.

A administradora do Caps, Patrícia Bueno, conta que estimular o autocuidado é uma das metas psicossociais da unidade e a partir disso surgiu a idéia da Tarde da Beleza. “Conversamos com os usuários e eles adoraram, então procuramos envolvê-los em todo o processo de organização, um trouxe o xampu, outro o creme, um lava o cabelo do outro e assim também há uma integração maior entre eles”, relata.

Segundo Bueno, a Tarde da Beleza deverá acontecer pelo menos uma vez por mês e fará parte do cronograma de oficinas livres da unidade. A primeira edição contou com a participação voluntária de profissionais do Salão Realce que fizeram penteados e cortes gratuitos. “Estamos em contato com outro parceiro voluntário e na próxima vamos incluir maquiagem”, antecipa.

Fonte: Prefeitura de São Roque