27/6/2008 - São Roque - SP

Cultura traz espetáculo Circo de Ébano para São Roque

No próximo dia 4, sexta-feira, a Prefeitura de São Roque, por meio da Divisão de Cultura, traz à cidade o espetáculo Circo de Ébano, a partir das 20 horas, no Centro Educacional e Cultural Brasital, contando um pouco da história do negro nos picadeiros brasileiros.

A idéia de montar o espetáculo surgiu da diretora Bel Toledo, que levou o grupo para estrear no Segundo Panorama Paulista de Circo, que aconteceu em São Paulo em 2007. O espetáculo já foi premiado com o PAC da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

O início do projeto se deu com a montagem de um número de arame esticado para a artista Leia Lopes. A cenografia teve como referência um berimbau invertido, que somado a coreografias afro-brasileiras ganhou uma personalidade inovadora. A partir daí, a construção do espetáculo veio naturalmente. “Outros artistas negros se juntaram e conceberam novos números através de um trabalho em equipe, onde cada um pôde colocar sua própria bagagem cultural. A experiência de criação coletiva foi muito positiva, à medida que cada ator compartilhou suas vivências e pôde aprender com os outros, valorizando ainda mais sua cultura”, conta Toledo.

O espetáculo
O espetáculo começa com um príncipe africano, demonstrando sua destreza e habilidade no monociclo. Em seguida, Iemanjá, a entidade das águas, introduz a contorcionista, que chega ao picadeiro, puxada em uma rede de pescadores. Ifá, entidade mensageira da sorte e do destino, favorece a malabarista. Surgem, então, guerreiros africanos que alcançam as alturas com sua luta. E, por fim, a deusa Ioruba faz sua dança cerimonial no arame. Permeando esses números, surgem Bastiana e Benedita em tradicionais esquetes de palhaço, com figurinos que remetem às sinhás dos tempos da escravidão.

Fonte: Prefeitura de São Roque