17/7/2008 - São Roque - SP

Cultura traz espetáculo que homenageia a história da arte circense

No próximo dia 26, a Divisão de Cultura traz ao Salão Regente Gentil de Oliveira, no Centro Cultural Brasital, a partir das 20h o espetáculo Homenagem aos Mestres, com o texto “Como nossos pais”, que aborda um passado recente de circenses que figuraram como alguns dos melhores artistas do Brasil.

A peça será apresentada pela Asfaci – Associação de Famílias e Artistas, que, no picadeiro recordam suas histórias e causos de bastidores tão singulares quanto os números que apresentavam. Nesse mergulho na vivência circense de cada artista, parte da história do circo brasileiro é traçada, desvelando o modo peculiar de organização das várias famílias circenses que se reencontram e nos revelam, a partir de suas memórias, a importância de perpetuar as tradições de geração a geração.

O objetivo do espetáculo é apresentar parte da história do circo-teatro a partir de seus agentes, integrar artistas que se encontram afastados do picadeiro, e recuperar e despertar o interesse do público por esse segmento da linguagem circense.

O espetáculo
Nesse espetáculo, será abordado o tema da (des) continuidade do trabalho dos mestres circenses e as possibilidades que lhes permitem a transmissão de seus saberes aos aprendizes, sejam eles de família circense ou não. A proposta traz à tona um debate polêmico em torno do ensino e diversidade na representação das artes circenses, especialmente, o circo-teatro com seus dramas, melodramas, altas comédias, comédias, chanchadas, esquetes, reprises e entradas cômicas.

Após o espetáculo será promovido um debate com o público e os atores circenses, mediado pela escritora / pesquisadora Verônica Tamaoki, co-autora do livro Circo Nerino. O debate pretende apresentar, a partir das diferentes experiências, um panorama histórico do circo-teatro, narrado por aqueles que o viveram, despertando no público tanto o conhecimento histórico do Circo, não só da cena, mas, também de seus bastidores, como o reconhecimento de cada indivíduo como ator de sua própria história.

Fonte: Prefeitura de São Roque