26/11/2008 - São Roque - SP

Defesa Civil estima mais de 100 mortes em Santa Catarina

A Defesa Civil de Santa Catarina estima em mais de cem os mortos em decorrência das chuvas no Estado. Até as 23h de terça-feira, foram contabilizadas 84 mortes e 36 pessoas estavam desaparecidas. Vinte das vítimas fatais são de Blumenau. Pelo balanço oficial, há 54.039 desalojados e desabrigados, sendo 22.952 desabrigados e 31.087 desalojados. No início da tarde, foi registrada a primeira morte na capital Florianópolis. O corpo foi encontrado na SC-401, dentro de um carro atingido pelos escombros da queda de uma barreira.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve assinar nesta quarta-feira uma medida provisória liberando recursos para ajudar Estados afetados por enchentes decorrentes de chuvas. Segundo fontes do Palácio do Planalto, a estimativa é de que, no total, sejam liberados R$ 700 milhões. A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) afirmou nesta terça que o governo federal vai realizar "todos os esforços" para reduzir as conseqüências das enchentes.

Segundo balanço mais recente divulgado pela Celesc, 106.123 mil pontos estão sem energia elétrica.

Nos oito municípios isolados, seis cidades decretaram estado de calamidade pública e sete estão em estado de emergência. Embora não conste da lista da Defesa Civil, o prefeito de Blumenau, João Paulo Kleinübing (DEM), afirmou que decretou estado de calamidade pública no município. O mesmo ocorreu em Itajaí, onde o número de desabrigados e desalojados é de cerca de 15 mil. Jaraguá do Sul também decretou estado de emergência.

Fonte: UOL