30/8/2019 - São Roque - SP

Departamento de Saúde passa a oferecer tratamento contra Tabagismo em São Roque

 

Na semana em que é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Fumo, o Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal de São Roque anuncia a implantação do Programa Nacional de Controle do Tabagismo, que oferecerá tratamento gratuito a quem quiser para de fumar.

A ação será desencadeada por meio da parceria entre o Município, o Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (CRATOD) da Secretaria Estadual de Saúde e o Instituto Nacional de Câncer J (INCA), do Ministério da Saúde.

O tratamento inclui avaliação clínica, abordagem mínima ou intensiva, e, se necessário, terapia medicamentosa.

Nos últimos dias, as equipes da Rede Básica Municipal que atuarão no programa, passaram por capacitação sobre protocolos clínico e diretrizes terapêuticas. Os materiais de apoio e medicamentos para o tratamento e Terapia de Reposição de Nicotina, já chegaram à Farmácia Central.

“É mais um importante programa que implantamos no Município que visa tratar o fumante e, com isso, prevenir as doenças provocadas pelo consumo do cigarro”, destaca a diretora do Dep. Saúde, Daniela Groke.

A indicação para o tratamento pode ser feita pelos médicos da Rede ou por demanda espontânea, onde o morador pode procurar o tratamento. Neste caso, basta dirigir-se ao serviço de Saúde Mental (Posto de Saúde ao lado da Rodoviária) ou à Vigilância em Saúde (ao lado da Praça da República), todas as quintas-feiras, às 9 horas, onde ocorrem as reuniões do Programa Antifumo.