17/9/2007 - São Roque - SP

Departamento de Saúde realiza pesquisa para avaliar a satisfação dos usuários do SUS

O departamento de Saúde está realizando uma pesquisa para avaliar a satisfação dos usuários quanto aos serviços prestados nas unidades públicas de saúde do município. O trabalho tem a finalidade de identificar os pontos que precisam ser melhorados e também gerar indicadores para ações administrativas do diretor de Saúde e dos responsáveis imediatos pelos serviços.

A pesquisa é feita por meio de uma entrevista aplicada por agentes do serviço de Auditoria do departamento de Saúde e os usuários são convidados a participar do trabalho sem se identificar. O roteiro da entrevista contém com 13 itens que abordam: a limpeza da unidade, tempo de espera, interesse dos profissionais em resolver o problema, atendimento prestado pelo médico, agendamento de consultas e exames, tempo de espera por resultados, fornecimento de medicamentos entre outros.

Em invés de respostas com conceitos pré-estabelecidos, os usuários atribuem notas de 0 a 10 para cada um dos itens e ao final os funcionários abrem espaço para que os entrevistados tenham oportunidade de fazer críticas e sugestões. “Constatamos que este sistema de notas é mais fácil para as pessoas e também agiliza a tabulação dos dados”, explica Silvana de Oliveira, chefe do serviço de Auditoria.

Cada unidade de saúde terá uma amostragem de 50 pesquisas, somente na Unidade Central de Saúde e no Centro de Saúde II, o número de questionários aplicados dobra devido ao volume de pacientes nestes locais. A meta do departamento de Saúde é obter a opinião 800 pessoas.

A previsão é de que o relatório final com todas as notas tabuladas e o registro das sugestões e reclamações seja concluído na última semana de setembro. Além do diretor de Saúde e dos responsáveis imediatos pelos serviços, o Conselho Municipal de Saúde também receberá as informações.

Fonte: Prefeitura de São Roque