10/9/2009 - São Roque - SP

Deputados aprovam PEC dos Vereadores em 1º turno. Etelvino, Ézio e Niltinho podem voltar

da Redação

A Câmara dos Deputados aprovou em primeiro turno na madrugada desta quarta-feira a PEC dos Vereadores, que cria mais de oito mil novos cargos de vereador no país.

Com 370 votos a favor e 32 contra, eles voltaram a aprovar a PEC.

Ela já havia sido votada e aprovada, passou também pelo Senado, mas ali foi alterada, retirando a redução na verba para o legislativo de 5 para 4,5%.

Com isso, o projeto voltou à Câmara, que novamente a aprovou em primeiro turno.

Em São Roque teoricamente seriam criadas mais 5 vagas, que ficariam com os seguintes candidatos:

Ézio Marchi – PSDB – 848 votos

Etelvino – PSDB – 1010 votos

Niltinho Bastos – PTB – 906 votos

Alacir – PSDC – 687 votos

Coca – PRB – 512

Caso só sejam criadas quatro vagas, Niltinho fica de fora. Com três, é Alacir quem sobra.

Seria criada assim uma situação peculiar, com a eleição de dois candidatos de partidos que apoiaram o prefeito Efaneu, mas que eram de oposição (Niltinho e Alacir).

Desta forma, Efaneu passaria a ter 9 vereadores de situação contra 6 de oposição, mantendo a maioria.

Ézio Marchi é presidente do PSDB de São Roque e foi chefe de gabinete de Efaneu na gestão passada.

Niltinho Bastos foi o vereador mais votado em 2000, arriscou uma frustrada candidatura a prefeito em 2004, foi derrotado por Efaneu e passou a trabalhar com Carlos Aimar. Atualmente é assessor do deputado Arnaldo Faria de Sá, este muito ligado ao vice-prefeito Miro Manfredi, o que pode deixar Niltinho do lado do governo.

Etelvino foi vereador por quatro mandatos, sempre representando o bairro do Carmo. Sem cargo, assumiu como provedor da Santa Casa e está comandando a nova fase do hospital, novamente sob o controle da Irmandade.

Alacir foi eleito em 2004 com apoio de Efaneu, mas nos meses que antecederam às eleições, passou à oposição. Com reduto no Villaça, superou Cláudia Rita Pedroso, do PMN, mas de sua coligação, por meros 12 votos.

Já Coca (Marco Antônio Leocácio) é motorista escolar da Prefeitura de São Roque e nas eleições esteve muito ligado a Carlos Aimar. Recentemente tem se aproximado de Daniel da Padaria, porém. Seu reduto é no bairro do Goianã. Se entrar na Câmara, também o fará por uma diferença de 12 votos sobre Kalunga.

Com isso, Gonzaga (PTB), Mauro Goes (PSDB), Claudia Rita (PMN) e Kalunga (PRB) passariam a ser suplentes.