6/2/2008 - São Roque - SP

Divisão de Trânsito faz balanço de um ano dos radares

O sistema de radares fotográficos instalado em alguns trechos da área central da Estância Turística de São Roque completou um ano de funcionamento na última terça-feira, dia 29 e a Divisão de Trânsito faz um balanço positivo da fiscalização eletrônica neste período.

Os locais que receberam o sistema de radares fotográficos, onde frequentemente eram constados excesso de velocidade, acidentes e atropelamentos como as avenidas Antonio Dias Bastos, Varanguera, Brasil, Bandeirantes e a rua São Paulo, tiveram a velocidade máxima permitida fixada em 50km/h e hoje apresentam estatísticas positivas.

Baseado nos boletins de ocorrências feitos pela Policia Militar, o chefe de Divisão de Trânsito, Durival Cantamessa, relata que houve uma queda nos últimos seis meses de quase 50% no número de acidentes e atropelamentos no centro da cidade em comparação aos últimos seis meses anteriores a instalação dos radares fotográficos.

Ele aponta também que o número de multas registradas caiu pela metade nos últimos seis meses. “A implantação dos radares foi um trabalho positivo. No início trouxe alguns transtornos, mas acredito que a população já se adaptou bem. Graças a conscientização dos motoristas já podemos informar um resultado positivo com relação a redução das multas aplicadas por radar”, comenta.

De acordo com Cantamessa o sistema eletrônico atingiu o objetivo esperado porque está coibindo o excesso de velocidade e, consequentemente, reduzindo acidentes. “Os radares inibem bastante os motoristas e eles estão mais conscientes no trânsito. Até nas ruas onde não há radares instalados o índice de acidentes também diminuiu”, salienta.

Além da implantação dos radares, ruas do centro e bairros também receberam melhorias na sinalização e também contribuíram para a redução de acidentes.

Fonte: Prefeitura de São Roque