15/12/2008 - São Roque - SP

Educação capacita 65 profissionais na área de leitura e biblioteca

O Departamento de Educação da Prefeitura de São Roque realizou neste ano a capacitação de 65 profissionais da área de Educação e da biblioteca com o curso “Promotores da Leitura e Noções Básica de Biblioteca”. Na quarta-feira, dia 3, uma cerimônia foi promovida no Centro Educacional e Cultural Brasital para a entrega de certificados aos participantes do curso. Além da presença da diretora de Educação, Márcia de Jesus Costa Nunes, de funcionários do Departamento, de familiares dos formandos e das capacitadoras, professoras Maria Regina Silveira Mello Borges e Sandra Maria de Camargo, o evento foi prestigiado também pelo prefeito Efaneu Nolasco Godinho.

A capacitação surgiu após o curso “Promotores de Leitura e Auxiliares de Biblioteca” oferecido pela Organização Não Governamental (Ong) Eco Futuro e demais parcerias junto com a Prefeitura para a formação de voluntários que atuam na biblioteca comunitária instalada no Distrito de São João Novo.

O curso “Promotores da Leitura e Noções Básica de Biblioteca” foi realizado de 17 de setembro a 25 de outubro e teve a finalidade de ampliar conhecimentos técnicos para desenvolvimento do projeto de incentivo a leitura na rede municipal atendendo desde a educação infantil ao ensino fundamental.

De acordo com a chefe de Divisão de Ensino Infantil, Tânia Cristina Vieira, a idéia em proporcionar a atividade tem o objetivo de sensibilizar o educador (professor, auxiliar de educação infantil e auxiliares de biblioteca) para promover o desenvolvimento das competências de leitura e escrita incentivando na formação de leitores críticos através de atividades de leitura que abordem o leitor de forma prazerosa e atingindo assim, a formação leitora dos alunos. “Para formar bons leitores necessitamos de varias estratégias, mas que sejam elaboradas de forma prazerosa que levem o aluno gostar de ler com criatividade e que ao entrarem em uma biblioteca possam entender e respeitar a forma com esta realiza o seu trabalho”, completa.

A expectativa do Departamento de Educação a partir dessa iniciativa é dar continuidade ao trabalho ampliando os serviços oferecidos nas unidades e enriquecendo o Projeto de Leitura nas escolas.

Fonte: Prefeitura de São Roque