13/5/2008 - São Roque - SP

Educação e Trânsito dão seqüência ao projeto Educatrânsito nas escolas

Preocupados com a formação dos futuros motoristas e pedestres, o Departamento de Educação e a Divisão de Trânsito estão dando seqüência ao projeto “Educatrânsito”, desenvolvido junto aos alunos da 2º série das escolas municipais de São Roque.

O trabalho foi retomado nesta semana e está sendo executado com novo método. Com a utilização de data show são exibidos Dvd’s educativos com historinhas ilustrativas sobre segurança no trânsito e sinalização, também são distribuídos desenhos de semáforos para colorir, além de cartilhas educativas. O projeto é ministrado por agentes de trânsito municipais.



De acordo com o chefe da divisão de Trânsito, Durival Cantamessa o projeto tem o objetivo de educar de forma clara e objetiva as crianças para que elas entendam a sinalização de trânsito e futuramente se tornem motoristas com responsabilidade cidadã. “Em 2007 o resultado do projeto foi bastante positivo e aproximou os agentes de trânsito das crianças. Elas passaram a ter uma outra visão do trabalho deles, que é dar apoio na segurança dos pedestres e orientar os motoristas no trânsito. Os professores também afirmaram que os alunos estão mais conscientes e estão sendo multiplicadores junto às famílias sobre o trabalho realizado”, pondera Cantamessa. “A idéia é não somente fazer um trabalho completo e definitivo, mas melhorar cada vez mais para que os objetivos sejam atingidos com mais eficácia”, completa.

O chefe da Divisão de Trânsito destaca ainda, que segundo informações da Viaoeste, o trabalho realizado no município está sendo reconhecido e comentado nas cidades vizinhas.

Concurso
Além deste trabalho educativo, Cantamessa salienta também que para o segundo semestre, na Semana do Trânsito, está prevista a realização de um concurso promovido pela Prefeitura em que serão escolhidos os melhores trabalhos sobre segurança no trânsito feitos pelos alunos participantes do projeto. O concurso valerá medalha para o aluno que apresentar o trabalho mais criativo e que responda ao projeto.

Fonte: Prefeitura de São Roque