29/1/2008 - São Roque - SP

Educação mobiliza professores para modernizar o ensino em São Roque

O Departamento de Educação inicia na próxima terça-feira, dia 29, um trabalho pioneiro para redesenhar o currículo e o plano de ensino das escolas da rede municipal. A atividade de planejamento que marca o início do ano letivo de 2008 será realizada na Brasital e mobilizará de uma só vez 800 professores da rede municipal de ensino.

Segundo a diretora do Departamento de Educação, Márcia de Jesus Costa Nunes, durante quatro dias os educadores terão palestras, participarão de grupos de estudo com o objetivo de atualizar o conteúdo de cada disciplina de todas as séries. “É um trabalho diferenciado onde vamos reforçar ampliar e estabelecer metas mais avançadas focadas na qualidade do ensino”
, sintetiza a diretora.

O planejamento será desenvolvido em parceria com a Academia de Ensino Superior de São Roque e faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação do Governo Federal que tem como objetivo principal elevar o índice de desenvolvimento da educação básica – Ideb - em todo o país para 6,6 até o ano 2022.

Em São Roque, o índice é de 4,5 e a perspectiva é de que as mudanças curriculares antecipem o aumento do índice, mas principalmente contribuam efetivamente para que os alunos tenham a oportunidade de aprender mais e melhor. “Nossa proposta é maior que elevar o índice, queremos implantar novas metodologias para superar as dificuldades que os alunos e professores enfrentam em sala de aula”, finaliza Márcia.

Fonte: Prefeitura de São Roque