24/6/2008 - São Roque - SP

Efaneu é reconhecido pela Abrinq como “Prefeito Amigo da Criança”

Pela segunda vez consecutiva, o prefeito Efaneu Nolasco Godinho recebeu da Fundação Abrinq o selo de reconhecimento “Prefeito Amigo da Criança 2005-2008”. A certificação foi concedida neste mês. Segundo o presidente do Conselho de Administração, Carlos Antonio Tilkian, o mérito foi concedido, após análise do trabalho desempenhado nos 535 municípios brasileiros inscritos que criaram condições necessárias para a consolidação de políticas públicas voltadas à criança e ao adolescente. Deste número apresentado, somente 139 municípios foram certificados e receberão o diploma.

O destaque está relacionado, especialmente nos eixos referentes à saúde, educação e proteção social. A Fundação Abrinq avaliou os resultados do trabalho desenvolvido no período de 2007 a 2008, onde analisaram a evolução dos indicadores sociais de atenção à criança e ao adolescente e a ampliação da cobertura da rede de serviços nos municípios.



Os indicadores sociais selecionados como critério de avaliação foram estipulados pela Organização das Nações Unidas – ONU e abrangem questões relativas à saúde, educação e outras informações sobre as condições de vida na infância e juventude. Junto com os resultados também foram analisados o porte dos municípios, bem como os equipamentos e recursos que dispõem. A Fundação Abrinq também considera como metas de acompanhamento a implementação do Orçamento Criança e ações integradas e intermunicipais.

Em 2006, o prefeito Efaneu Nolasco Godinho também foi contemplado. Ele enfatiza que está bastante satisfeito com mais esse título concedido pela Fundação Abrinq e toma o fato como motivação. “O reconhecimento da Abrinq mostra que estamos no caminho certo ao realizar ações voltadas para o futuro das crianças. Isso também mostra que além da responsabilidade administrativa, trabalhamos com responsabilidade social para desenvolver a cidade”, coloca Efaneu.

Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Aparecida Mara Vieira Borba, responsável pelo trabalho de repassar as informações à Abrinq, entende que a parceria entre o CMDCA e o poder executivo que colaborou muito para esse reconhecimento. “Isso mostra que estamos no rumo certo no trabalho com a criança e o adolescente, é um caminho que pode incentivar mais parceiros e voluntários, já que o CMDCA é o órgão responsável pela política de atendimento e garantia dos direitos da criança e do adolescente no âmbito municipal”, pondera.

A entrega oficial do prêmio “Prefeito Amigo da Criança” será feita em solenidade marcada para a próxima quinta-feira, dia 26, no Auditório Petrônio Portela do Senado Federal (Brasília/DF), às 14hs.

Programa
Criado em 1996 pela Fundação Abrinq, o Programa Prefeito Amigo da Criança funciona como parceiro das gestões municipais, com a tarefa de contribuir para o fortalecimento dos mecanismos preconizados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente. Nesta edição o programa convoca os municípios a se mobilizarem para avançar no cumprimento das Metas do Milênio, fortalecendo o compromisso que o Brasil assumiu em maio de 2002, na Sessão Especial pela Criança da Organização das Nações Unidas.

Fonte: Prefeitura de São Roque