14/4/2008 - São Roque - SP

Emef José Luiz Pinto recebe Selo Escola Solidária

Um projeto com a sensibilização de alunos e professores rendeu a Emef José Luiz Pinto, localizada no bairro Gabriel Piza, o Selo Escola Solidária. Por ocasião do dia da “Marcha Mundial Contra a Fome”, um projeto nasceu na escola para ajudar famílias carentes no próprio bairro. Nesta última edição, realizada em 2007, foram certificadas 7.473 escolas, das mais diversas áreas de atuação e disciplinas, desde as atividades de sala de aula mais simples até os projetos mais completos.

Alunos e professores se mobilizaram saindo as ruas com cartazes para a arrecadação de alimentos não perecíveis e produtos de limpeza, após a constatação da necessidade enfrentada por algumas famílias no próprio bairro onde a unidade escolar está inserida. A idéia surgiu durante uma reunião de Conselho e resultou na premiação da escola que agora integra a Rede de Escolas Solidárias. No total foram entregues 10 cestas básicas às famílias carentes no evento “Dia da Família na Escola”.

Segundo relatos da unidade escolar, a comunidade local percebeu a importância do envolvimento em um objetivo social e as famílias ajudadas com a ação vêem hoje a escola como grande parceira e aliada. “Procuramos fazer uma escola humanitária, e conscientizar as crianças que elas podem e devem ser solidárias”, afirma a diretora da Emef, Andreya Villaça H. de Mello, e a vice Damaris Gomes de Oliveira.

Após a realização do projeto que premiou a escola com o Selo, o aluno da 6º série, na ocasião, Lucas Machado Fusco enviou a direção da escola um projeto de sua autoria intitulado de “Criança Feliz”, e reuniu novamente alunos para arrecadar brinquedos, alimentos, roupas, entre outros. “Os alunos se sentiram estimulados e interessados e, com isso, atingimos nosso principal objetivo, que é despertar o lado humano e ético dessas crianças”, conta Andreya.

O Selo Escola Solidária é o símbolo de um processo de reconhecimento e identificação das escolas de educação básica que priorizam sua articulação com a comunidade por meio de atividades e projetos de Voluntariado Educativo. O Selo tem como um de seus principais objetivos fortalecer a escola como núcleo de cidadania na sua própria comunidade e reconhecer a escola pelo projeto social que ela desenvolve.

Em suas últimas três edições (2003, 2005 e 2007) foram certificadas no total 20.548 escolas de todos os Estados brasileiros, entre públicas e particulares, de ensino infantil, fundamental, médio e técnico, rurais ou urbanas.
Diferentemente das primeiras edições, é possível conhecer nesta última os projetos/ações das escolas solidárias na internet acessando o site www.facaparte.org.br

Missão do Instituto Faça Parte
O Instituto Faça Parte é uma organização da sociedade civil, fundada em 2001, com a missão de promover a cultura do voluntariado estimulando a participação da juventude como parte ativa da construção de uma nação socialmente mais justa.

Desde 2004 o Instituto também atua como facilitador e articulador institucional entre os parceiros do projeto Amigos da Escola - projeto criado pela Rede Globo em 1999, que tem o objetivo de contribuir com o fortalecimento da escola pública de educação básica por meio do trabalho voluntário da ação solidária.

Fonte: Prefeitura de São Roque