19/11/2007 - São Roque - SP

Escola promove evento sobre diversidades culturais

A escola municipal de ensino fundamental Barão de Piratininga realizou durante a manhã do último sábado, dia 10, um evento cultural com exposições, show musical com a participação especial do cantor são-roquense, Edson D’aisa, teatro e dança. O evento foi aberto à comunidade e centenas de pessoas passaram pelo local.

Com o tema “Vivendo a pluralidade”, o trabalho envolveu os cerca de mil alunos, professores, funcionários e a comunidade. O evento abordou as influências da colonização cultural do Brasil em respeito as suas diversidades e reuniu aproximadamente 200 trabalhos em exposição.

Segundo a professora e coordenadora, Rita Bertoli Cunha, foram três meses de pesquisas em classe e extraclasse. “O objetivo da escola em desenvolver esse trabalho partiu dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e foi um resgate de cultura e cidadania”, destacou.

Dentre os trabalhos apresentados os alunos focaram a consciência negra, lendas, folclore e algumas culturas vinda de fora do país, como o Hallowen. Comidas típicas de alguns estados brasileiros também foram preparadas pelos alunos. “O envolvimento dos alunos foi excelente. Eles se envolveram desde as pesquisas dos assuntos abordados até a confecção de todo o material”, detalhou a diretora da escola Magda Cristina Fulan Bellini.

Além disso, a diretora colocou que os alunos procuraram resgatar também histórias dos imigrantes que vivem na cidade. “A finalidade de todo esse trabalho foi para que os alunos percebam as influências que somam as diversidades do povo brasileiro”, disse Magda.

Para a aluna da 6º série C, Ana Carolina Leite, 13 anos, o desenvolvimento desse projeto foi bem interessante. “Para mim só trouxe mais conhecimentos sobre as lendas e culturas de cada estado”, resumiu. A colega de classe de Carolina, Daine Caroline Peixoto também aprovou a iniciativa da escola. “Foi um grande presente da escola para nós”, salientou.

O cronograma das atividades mostrou a diversidade desde a colonização aos dias atuais, às influências dos diversos povos com a imigração e a miscigenação que dá origem aos costumes. “Esperamos que com essa atividade, os alunos, além de adquirirem conhecimentos de cultura de outros locais, eles aprendam a respeitar a individualidade de cada um nos seus costumes e crenças”, simplificou a coordenadora, Rita Cunha.

Fonte: Prefeitura de São Roque