11/8/2017 - São Roque - SP

Estação de Tratamento de Esgoto será inaugurada dia 16 de agosto

da assessoria de imprensa da Prefeitura de São Roque

São Roque receberá um grande presente no dia de seu aniversário. No dia 16 de agosto, às 12.30 horas, será inaugurada a Estação de Tratamento de Esgoto construída pela Sabesp no bairro do Guaçu.

A empresa já finalizou as últimas ações nos rios Guaçu, Aracaí e Carambeí, com o objetivo de interligar todas as redes destes locais aos coletores que levam até a Estação de Tratamento.

Nesta primeira fase que contempla a área central e os bairros coligados, o esgoto coletado tratado será da ordem de 80%. Na segunda etapa que será entregue em dezembro 2017 e que compreende o tratamento dos distritos de Maylasky e São João Novo, a cidade passará a contar com cerca de 95% do esgoto coletado tratado, além da despoluição dos ribeirões Guaçu e Mombaça, afluentes do Tietê e dos córregos Aracaí, Carambeí e Marmeleiro.

Em um segundo momento serão contemplados os bairros Paisagem Colonial, Vinhedos, Campininha e Canguera, pois o projeto já está pronto com as licenças ambientais autorizadas e o processo de licitação em andamento.

Quando esta fase estiver terminada, São Roque terá aproximadamente 99% de seu esgoto coletado tratado e as obras para o 1% restante serão concluídas no mais breve espaço de tempo.

A miniestação instalada no bairro do Carmo, já está em fase de testes desde o dia 20 de junho e entrará em operação definitiva nesta primeira etapa.

A Estação de Tratamento de Esgoto do Guaçu é um projeto antigo que começou na década de 90 e por desentendimentos contratuais entre a Sabesp e a empresa responsável pela construção à época foi paralisado, tendo sido retomado em 2012.

Os investimentos desta etapa são da ordem de R$ 44,6 milhões, chegando aos R$ 62 milhões quando o projeto estiver totalmente concluído e o benefício para o meio ambiente será imensurável.

A Estação que será inaugurada na próxima quarta-feira vai beneficiar uma população de 88 mil pessoas, são 16 km de novas tubulações, 3 unidades de bombeamento, 6 milhões de litros de esgotos retirados por dia e 156 litros por segundo a capacidade de tratamento.

Para o prefeito Claudio Góes, “Com a inauguração da ETE, São Roque realiza um antigo sonho que é ter seus rios despoluídos, além de melhorar a qualidade de vida da população, afinal somos uma estância turística que tem no meio ambiente sua principal riqueza, e a preservação deste, depende de ações do governo que vão encontro aos anseios de toda a comunidade”.