18/9/2007 - São Roque - SP

Estudantes escrevem poesia para elogiar a qualidade de merenda escolar

Um mês depois da terceirização da merenda, a prefeitura começa a receber as opiniões dos alunos e pais sobre a alimentação que está sendo servida nas escolas. Em meio a centenas de bilhetes, redações aprovando as mudanças, uma opinião chamou a atenção pela forma que foi formatada. As alunas Ana Caroline de Melo, Joice Caroline de O. Silva, Mirim Anunciato, Natália da Costa, Paloma de Camargo e Natalia Zonta da 5ª série da escola municipal Euclides de Oliveira, em Canguera, decidiram fazer um poema para mostrar o quanto gostam da merenda.

O capricho das alunas surpreendeu as professoras e a nutricionista Teresa Cristina Merguizo, responsável pela divisão de Alimentação Escolar, que não esperavam uma abordagem poética do assunto. Para a nutricionista, o gesto das alunas mostra o quanto a merenda escolar é importante para os estudantes e como terceirização tem repercutido positivamente. “Em todas as escolas temos visto a aprovação dos alunos e muitos comparam com a comida da própria casa”, lembra.

É o caso da aluna Emily Gabriela Antunes Santos que freqüenta a 4ª série na escola municipal de São João Novo. Numa cartinha com a caligrafia bem-feita ela registrou sua opinião: “Agora eu gosto muito da merenda da minha escola. È tão boa como a da minha bisavó. E olha que a comida da minha bisavó era muito gostosa”.

Teresa Merguizo ressalta que a opinião das crianças também é compartilhada também por outras pessoas “A satisfação é geral entre os alunos do ensino fundamental e médio, e até o prefeito que tem feito visitas regulares para provar e ouvir a opinião dos estudantes, professores e diretores”, relata.

A merenda na escola
(poema de Ana Caroline de Melo, Joice Caroline de O. Silva, Mirim Anunciato, Natália da Costa, Paloma de Camargo e Natalia Zonta da 5ª Série da Emef “Euclides de Oliveira”)

Nossa merenda é diferente
É gostosa e alegra muita gente
Pode ser aluno que for , diretor ou inspetor,
Seja quem for é nutritiva e com sabor!

Tem comida para todos os gostos e rostos
Para velhos e moços, temos almoço colorido,
Divertido e sem esquecer do nutritivo!

Nosso recreio é divertido, com fruta suco e sobremesa
Esta é que é a diferença,
Agora ninguém joga comida
Só se for dentro da barriga

Na merenda, não saio mais de lá
Só se for com barriga cheia
Cheia de saúde pra dar e vender
Da panela não sobra mais comida, nem para as formigas

Já está na hora de eu entrar
Na merenda vou lanchar...
E, em alguns minutos eu volto
Para terminar, senão a merenda vai acabar!

Criança feliz é merenda saudável!

Fonte: Prefeitura de São Roque