26/6/2008 - São Roque - SP

Evento em comemoração ao Centenário da Imigração Japonesa

A Prefeitura de São Roque por meio da Divisão de Cultura realiza neste fim de semana, entre os dias 27 e 29, um evento para comemorar o Centenário da Imigração Japonesa no país. A abertura acontece nesta sexta-feira, no Centro Cultural Brasital - Salão “Darcy Penteado” a partir das 20 horas com apresentação dos alunos dos núcleos culturais de dança, desenho, teatro, artes plásticas, tai-chi-chuan e música. No sábado o evento começa às 10 horas com a última atração às 20 horas, e no domingo tem início ás 9 horas com encerramento às 17h30.

Outras atrações são a exposição permanente sobre a história, arte e cultura japonesa, culinária típica, jardim japonês, artesanato e Ikebana. A entrada é gratuita inclusive para as oficinas. “Esperamos que as pessoas participem desta homenagem à cultura japonesa, que já faz parte do nosso país”, diz a chefe da Divisão de Cultura, Fernanda Rulli.

Programação
Sexta-feira
20h - Abertura no Centro Cultural Brasital - Salão “Darcy Penteado” com apresentação dos alunos dos núcleos culturais de dança, desenho, teatro, artes plásticas, tai-chi-chuan e música.

Sábado
10h e 14h30 – Vivência de IKEBANA “Caminho do Paraíso” no ambiente das oficinas, salão Darcy Penteado
11h e 16h– Apresentação do teatro Infantil com manipulação de bonecos “A semente da verdade” no auditório Regente Gentil de Oliveira
13h30 – Demonstração do SHODÔ (caligrafia japonesa)
15h – Breve apresentação do Teatro Nô – Salão Darcy Penteado
17h30 – Roda de Vivência de massagem “Shiatsu” - Ambiente das Oficinas
18h30 – Apresentação da arte “Aikido” com música tradicional – Auditório Regente Gentil de Oliveira
20h – Apresentação do grupo de teatro “Projeto Kitsune” - Auditório Regente Gentil de Oliveira

Domingo
9h – Solenidade para recolocação da Placa de TAKECI ISHIMARU, patrono da Praça de São João Novo – Local: Praça de São João Novo
10h – Apresentação da Cerimônia do Chá com a participação do público presente – salão Darcy Penteado (Próximo ao Jardim Japonês)
11h30 - Apresentação da arte “Aikido” com música tradicional – Auditório Regente Gentil de Oliveira
14h – Demonstração de como utilizar o Hashi (palito japonês) – Ambiente das Oficinas
15h – Como vestir adequadamente o Kimono – Ambiente das Oficinas.
16h – Teatro “MUKASHI, MUKASHI – Era uma vez no Japão” (Baú de histórias – TV Cultura) – Apresenta seis histórias baseadas em contos tradicionais no Japão – Auditório Regente Gentil.
17h30 – Roda de Vivência de massagem “Shiatsu” – Ambiente das Oficinas

Fonte: Prefeitura de São Roque