30/7/2008 - São Roque - SP

Festival de Orquídeas de São Roque tem público recorde

O primeiro final de semana do 3º Festival de Orquídeas e Plantas Ornamentais de São Roque superou todas as expectativas dos organizadores e atraiu para a Brasital um público de mais de 12 mil visitantes em dois dias de exposição.

O bom fluxo de turistas foi também notado nos PITs, os Postos de Informações Turísticas no Taboão, no Guaçu e no Centro, que observaram uma procura 50% maior de turistas em relação à média computada nos demais finais de semana deste mês de julho, que já batia recorde histórico de visitantes.

Maurício Vasconcelos, um dos idealizadores do Festival, comemorou o sucesso do primeiro final de semana do evento: “O público ficou até um pouco acima do esperado, o que mostra que o Festival tem tudo para se firmar cada vez mais no calendário de eventos do município e que todo apoio que nós recebemos da Divisão de Turismo não foi em vão. Eles acreditaram no Festival e agora estamos todos colhendo os frutos”.

Maurício também se mostrou contente com o bom nível técnico do Festival, que pela primeira vez aconteceu sob a tutela da CAOB, a Confederação das Associações Orquidófilas do Brasil, principal entidade do gênero no país. Isso fez com que 21 associações de todo o Brasil viessem a São Roque com suas principais plantas para competição e para exposição. No total, 962 plantas receberam notas que variavam de 4 a 9 (é raro uma planta brasileira receber nota 10) e outras 483 ficaram sem nota. As 1445 plantas ficaram em exposição durante todo o final de semana e devem voltar a São Roque para o segundo e último final de semana da exposição.

A competição de flores, aliás, trouxe boas notícias para São Roque, já que um produtor da cidade, Histoshi Tanoue, foi o grande vencedor da competição, somando 208 pontos com suas 49 plantas apresentadas. Também produtores filiados à Associação de Orquidófilos de São Roque, Sidnei dos Santos ficou em terceiro lugar com 148 pontos em 48 plantas e Miyoko Maruya Minami foi a quarta colocada com 97 pontos em 24 plantas.

Os bons resultados individuais fizeram com que a Associação de São Roque fosse a grande campeã do Festival, computando 573 pontos com 161 plantas, contra 346 pontos de Sorocaba em 230 plantas, a vice-campeã.

E foi esta qualidade técnica encontrada pelos expositores de diversos cantos do país que fez com que o Festival de São Roque fosse promovido a Festival Nacional já para o ano que vem, o que deve fazer com que a cidade receba ainda mais associações e flores.

O Festival, porém, não foi só sucesso de crítica e público, mas também comercialmente. A Associação Orquidófila de São Roque, por exemplo, comemora um aumento de mais de 30% na receita com vendas de flores em relação ao primeiro final de semana do ano passado. Outros expositores, como a Tia Lina, a Nonna Nunziata e a Chocolataria Dunluce, chegaram a apresentar crescimento de mais de 50% no faturamento. Todos esperam um movimento ainda maior no último final de semana do Festival, que vai estar aberto ao público na sexta e sábado das 9h às 20h e no domingo das 9h às 18h. A entrada é gratuita.


No vídeo abaixo é possível ver um pouco do que foi o primeiro final de semana do Festival, confira:



Fonte: Merlot Comunicação