25/6/2009 - São Roque - SP

Fórum de Segurança Pública de Mairinque não chega a posição sobre presídio na região

da Redação 

Foi realizado no último final de semana, por iniciativa do Vereador Jorginho da Esperança (PMDB), o I Fórum de Segurança Pública em Mairinque. O evento foi inspirado no tema da Campanha da Fraternidade da CNBB deste ano, Fraternidade e Segurança Pública com o lema “A Paz é fruto da Justiça” e contou com o apoio total do Executivo, Legislativo e Judiciário, além das polícias civil e militar, guarda municipal, das duas paróquias de Mairinque, bem como da sociedade organizada (Conselhos, Associações, ONGs, etc.).

 O objetivo central foi suscitar o debate junto à comunidade o paradigma que segurança pública se resume ao poder de Polícia, quando, no entender dos participantes, segurança diz respeito a saúde de qualidade, educação plena, transporte coletivo em condições dignas, saneamento básico, entre outros pontos fundamentais.

 Segundo os organizadores, o resultado final foi muito satisfatório, pois por ser o I Fórum de discussão sobre o tema aludido, o diagnóstico foi muito importante para encaminhamento de propostas às autoridades competentes.

 No primeiro dia do Fórum, no sábado, uma palestra do professor universitário e Delegado de Polícia Cívil de São Roque Dr. João Lúcio Pretti abordou os principais problemas da segurança na região.

 Já no domingo, contando com a participação de parcela significativa da sociedade, religiosos e autoridades, tiveram início os trabalhos com uma explanação sobre a história de Mairinque, proferida pelo Prof. Sandro Mauro, em seguida uma palestra sobre os objetivos da Campanha da Fraternidade proferida pelo Bispo Diocesano de Osasco Dom Ercílio Turco e pelo Pe. Wagner J. Moraes, coordenador da Pastoral da Catequese e da Campanha da Fraternidade na Diocese de Osasco e ainda uma abordagem sobre as estatísticas de Boletins de Ocorrência e procedimentos da corporação proferida pelo Tenente Rodrigo Gomes Carneiro, Comandante do Batalhão da Polícia Militar em Mairinque.

 Os debates seguiram por todo o dia e o Fórum não chegou a uma posição sobre a unidade prisional que pode ser construída em Mairinque pelo Governo do Estado de São Paulo. A principal conclusão do evento é a necessidade de ativação de um Conselho de Segurança, o Conseg, que tem dado resultados expressivos em São Roque aliando os interesses e proposições da sociedade civil, polícias e autoridades.