1/5/2009 - São Roque - SP

Hoje é Dia do Trabalhador. Parabéns!

Diariamente, o trabalhador brasileiro, ao acordar, sabe que tem que ir à rua e buscar o pão de cada dia para si e para a sua família. A luta não é fácil, nunca foi, aliás. As dificuldades são muitas, mas homens e mulheres de norte a sul deste país levantam da cama quente e encaram com brio e vigor a batalha diária da vida.

O dia 1º de maio lembra, mundo afora, a luta dos operários, que, desde o final do século XIX, reivindicam melhores condições de trabalho e avanços nas políticas trabalhistas. No Brasil, a data é comemorada desde 1925. Contudo, foi durante a Era Vargas (1930-1945), com o processo de industrialização do país e o conseqüente aumento da mão-de-obra urbana que a data ganhou importância e passou a ser comemorada anualmente com desfiles e grandes festas populares.

Porém, festejar esta data é muito mais do que recordar os merecidos direitos adquiridos durante os anos. Neste 1º de maio, temos que parabenizar e agradecer todos os trabalhadores e trabalhadoras da região, gente de São Roque, Mairinque, Alumínio e Araçariguama, batalhadores que vem de longe (Ibiúna, Itapevi, Jandira e Vargem Grande Paulista, principalmente) e que moldam com as mãos o seu próprio destino. Graças a cada um deles, ao seu suor e sua garra, os filhos de todos nós podem almejar um futuro melhor e um mundo mais justo. Cada trabalhador deve ser lembrado não como um ponto em gráfico empresarial ou um número a mais ou a menos em índices oficiais, deve sim é ser exaltado porque faz seu melhor para proporcionar conforto e segurança a quem quer bem, mesmo com os obstáculos que a vida impõe a todos, sem exceção.

Que este dia sirva para estimular o diálogo entre todos, entre os próprios trabalhadores, entre trabalhadores e patrões, entre trabalhadores e a esfera pública e entre patrões e esfera pública. Que o Dia do Trabalhador seja um marco do respeito e admiração que os que constroem nosso futuro e ergueram nosso passado merecem. Que o 1º de maio possa significar, mais do que debates sobre modelos econômicos e sociais, a consagração do espírito guerreiro e forte de nosso povo.

AISAM