16/7/2008 - São Roque - SP

Implantação de Biblioteca Comunitária em São João Novo

Na tarde da última sexta-feira, dia 4, uma cerimônia marcou a entrega da Biblioteca Comunitária “Ler é Preciso” , instalada nas dependências do Conjunto Educacional Felipe Nicodemo, em São João Novo. Parcerias entre a Prefeitura de São Roque, o Instituto Ecofuturo, a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil e o Grupo JHSF possibilitaram a execução do projeto.

A implantação da biblioteca no município faz parte do projeto Biblioteca do “Ler é Preciso”, realizado pelo Instituto Ecofuturo (organização não-governamental) e a Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (instituição de direito privado, de utilidade pública federal, de caráter educacional e cultural). O objetivo do projeto é apoiar o desenvolvimento da leitura e escrita, incentivando a formação de leitores por meio da democratização do acesso ao livro de qualidade, além de fortalecer o projeto pedagógico das escolas, valorizando a literatura no seu cotidiano.



Durante o evento os alunos fizeram apresentações de dança e leitura de poesias e os participantes dos cursos de Promotor de Leitura e Auxiliar de Biblioteca receberam os certificados. O professor Benedito Rubens Miranda foi homenageado pelos integrantes do projeto, devido ao exemplo da sua história de vida, motivada pela leitura. “Eu acordo lendo, eu almoço lendo, e quando eu não estou fazendo nada disso, também estou lendo”, brinca Miranda emocionado.

O Conselho Gestor é formado por sete integrantes, entre representantes da comunidade e da Educação Municipal. Os munícipes deverão se cadastrar e poderão emprestar os livros do acervo. “Não só os alunos podem freqüentar a biblioteca, mas toda a comunidade local”, explica a representante do Instituto Ecofuturo.

A Biblioteca Comunitária dispõe de um acervo variado, sistema informatizado, auxiliar de biblioteca e promotores de leitura. O funcionamento será de segunda a sexta-feira das 8 às 20 horas e aos sábados das 9 às 14 horas.

Fonte: Prefeitura de São Roque