20/7/2009 - São Roque - SP

Incentivo para que policiais militares morem em São Roque entra na pauta de Efaneu

da Redação

A prefeitura de São Roque, via assessoria, anuncia que está estudando enviar à Câmara Municipal um projeto de lei que a autorize a conceder incentivo financeiro para que os policiais militares fixem residência em São Roque e, consequentemente, fortaleçam o vínculo com a  comunidade do município.

A ideia, que já foi adotada em alguns municípios como parte da estratégia de combate à criminalidade.

Tal sugestão ganhou força depois da reunião sobre segurança pública realizada com os comerciantes na última segunda-feira, dia 13, na Associação Comercial - ACIA.

Estudos apontam que a rotatividade de policiais militares é grande na cidade porque muitos pedem transferências para centros maiores e cidades com mais habitantes, atraídos por um salário maior.

A prefeitura estima que a quantidade ideal de policiais militares na cidade teria de ser 30% maior do que é hoje.

Outro fator que motiva os estudos do projeto de lei é a importância do vínculo entre os policiais e a comunidade.

Para os especialistas em segurança pública, quando o policial faz parte da comunidade, ele demonstra um comprometimento maior e em contrapartida a população passa a vê-lo como um parceiro, o que influi diretamente na queda da violência.

Ainda não há uma definição sobre o valor do incentivo e como ele será repassado aos policiais, já que o projeto segue em estudo.