4/5/2018 - São Roque - SP

Instituto Federal realiza encontro para discutir o Ensino Médio

da assessoria de imprensa

Nos últimos anos, o Ensino Médio encontra-se no foco das discussões sobre a Educação no Brasil. Diversos estudos sobre essa modalidade de ensino foram divulgados tratando da evasão escolar, geração NEM-NEM, flexibilização dos currículos, protagonismo juvenil, etc. Nesse contexto, o governo federal apresentou, sem um debate envolvendo estudantes, professores, gestores educacionais e movimentos sociais ligados ao tema, proposta de Medida Provisória (MP 746) para reforma o ensino médio.

O chamado “Novo Ensino Médio” tornou-se lei (13.415/2017) e as suas vantagens, desvantagem e consequências ainda não estão claras. Para discutir a reforma do ensino médio e suas implicações para a disciplina de Sociologia, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), Campus São Roque realizará, no dia 11/05, a partir das 9h, o “1º Encontro dos Professores de Sociologia do IFSP”.

O encontro contará com os professores Nora Rut Krawczyk (UNICAMP), Sueli Guadelupe de Lima Mendonça (UNESP) e Thiago Ingrassia Pereira (UFFS), que versarão sobre “O ensino de Sociologia no Brasil no contexto da reforma do Ensino Médio”.

A profa. Dra. Nora Rut Krawczyk é mestre em “Estado, Educação e Sociedade” pela Facultad Latinoamericana em Ciencias Sociales e doutorada em Educação pela UNICAMP e Pós-doutorado pela Maryland University (EUA). Atualmente é professora da UNICAMP e representante da Pós-graduação em Educação/UNICAMP na Rede Latino-americana de Metodologia em Ciências Sociais. A profa. Dra. Sueli Guadelupe de Lima Mendonça é graduada em Ciências Sociais e doutorada em Educação. Atualmente é professora da UNESP/Marília, líder do Grupo de Pesquisa "Implicações pedagógicas da teoria histórico-cultural", vice-coordenadora do Núcleo de Ensino da FFC/UNESP e coordenadora institucional do Pibid/UNESP. O prof. Dr. Thiago Ingrassia Pereira é graduação em Ciências Sociais e doutor em Educação. Atualmente é professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS/Erechim - RS), professor permanente do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação (PPGPE) e presidente da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS).

O evento é aberto a público e uma excelente oportunidade para os docentes e demais interessados discutirem os rumos do Ensino Médio no Brasil. O IFSP, Campus São Roque fica na rodovia Prefeito Quintino de Lima, 2100, Paisagem Colonial, São Roque. Maiores informações são encontradas no site: www.ifsp.edu.br/saoroque