27/3/2008 - São Roque - SP

João da Bota é tri na 61ª Corrida de Aleluia

O corredor mineiro João Ferreira de Lima, o João da Bota, conquistou o tricampeonato da Corrida de Aleluia, realizada no último sábado e mais uma vez escreveu seu nome na história da competição. O atleta, que atualmente lidera o ranking de provas de rua da Confederação Brasileira de Atletismo precisou de 24 minutos e 15 segundos para completar o trajeto de 8 quilômetros pelas ruas do centro.

Nem a presença do queniano Kiprono Mutai, que no começo do mês venceu a meia maratona de São Paulo, abalou a confiança e a concentração de João da Bota. “Os quenianos são muito bons, mas a gente está bem preparado”, observou o corredor.

Na realidade, o corredor africano sequer chegou a completar a segunda volta. Mutai que teve uma indisposição durante à tarde no hotel e desistiu da prova. Sem o oponente estrangeiro, a disputa pelos outros lugares no pódio ficou entre os cruzeirenses e outros atletas convidados pela federação. O segundo lugar ficou com o atleta Luis Paulo da Silva Antunes e o terceiro com Leonardo Vieira Guedes, ambos da equipe do Cruzeiro. A quarta colocação ficou com o representante de Cabreúva, Antonio Pedro da Silva Sales. Willian Salgado Gomes, da equipe Athletic Sports/Luasa foi o quinto colocado.

No feminino a história foi diferente. A queniana Eunice Kirwa justificou o favoritismo e confirmou o retrospecto positivo com a vitória da meia maratona de São Paulo. Kirwa liderou a prova desde o início e cruzou a linha de chegada depois de 27 minutos e 31 segundos de prova, praticamente 1 minuto antes da segunda colocada Maria Cristina Vaqueiro Rodrigues da equipe Nike. A terceira a cruzar a linha final foi Andréa Celeste Benites representante da equipe Ala Limeira. Maria Helena de Jesus Lima da Athletic Sports/Luasa e Cristiane Silva Santos da cidade de Mairique completaram o pódio na quarta e quinta posição, respectivamente.

Melhores de São Roque
O corredor Edson Pereira de Souza da equipe Lobo, décimo na classificação real masculina, foi o primeiro são-roquense a cruzar a linha de chegada. Depois vieram Francisco Carlos da Silva, Santiago Francisco de Araújo, Marcos José da Silva e Alexandre Segundos dos Santos, todos antecedendo a 35ª posição.

Entre as mulheres Renata Falcão de Araújo, também 10ª colocada na geral, teve o melhor desempenho entre as corredoras de São Roque. Sonia Regina P. Santos, Vaneia Medina Trindade, Mônica de Souza Faria e Kelly Cristina da Rosa completam pódio local.

Balanço geral
O chefe da Divisão de Esporte e lazer, Leodir Ribeiro, fez um balanço positivo da 61ª edição da Corrida de Aleluia. Segundo ele, a prova correu dentro da normalidade e inclusive recebeu diversos elogios. Para ele, as mudanças de local da linha de largada e chegada e as alterações no percurso foram bem aceitas pelos corredores e pela federação. “Nossa idéia e ir aperfeiçoando o percurso, ouvindo os atletas, o pessoal do trânsito e também a população”, comentou sinalizando a possibilidade de novas mudanças para o ano que vem.

Um ponto positivo que merece destaque na opinião de Ribeiro foi envolvimento promovido pela corrida. “Mesmo com chuva a população compareceu e prestigiou a prova. Além disso, é preciso ressaltar o compromisso de todos os funcionários da prefeitura que colaboraram para o sucesso da corrida”, finalizou.

Fonte: Prefeitura de São Roque