25/2/2008 - São Roque - SP

Karatê no currículo de atividades da rede municipal de ensino

Este ano, uma parceria entre o Departamento de Educação e a Divisão de Esporte e Lazer da Prefeitura de São Roque traz uma novidade no currículo escolar das escolas de período integral da rede municipal, a implantação do Projeto “Karatekinha do Brasil”. O objetivo é desenvolver atividades da modalidade karatê com alunos com idade de 7 a 18 anos.

O projeto é gratuito e a princípio será desenvolvido nas escolas Maria Aparecida de Oliveira Ribeiro (Vila Nova), Tetsue Chinone (Paisagem Colonial) e Roque Verani (Vila Aguiar). As aulas serão atribuídas e organizadas de acordo com a direção de cada escola e ministradas por Kazurô Nakashima, hexacampeão mundial de karatê.

Segundo o coordenador pedagógico de Educação Física, Jailton Nunes de Almeida, a realização desse projeto nas escolas recebeu o apoio do Prefeito Efaneu Nolasco Godinho e busca a valorização dos alunos da rede municipal ensino, além do desenvolvimento do aluno na área esportiva, a parte social. A iniciativa pode ainda revelar talentos para competições regionais e municipais. “A implantação desse projeto será muito importante para desenvolver a convivência, cooperação e disciplina dos alunos, além de contribuir benefícios à saúde”, resume.

De acordo com Nunes, inicialmente o projeto atingirá mais de três mil alunos, mas a idéia é estender as aulas para alunos de outras escolas municipais. Por conta disso, nas terças e quintas-feiras, o projeto também está sendo desenvolvido no Ginásio Municipal de Esportes, Luis Antonio de Araújo, para os alunos que não estudam em período integral.

Os interessados devem comparecer ao Ginásio Municipal de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13 às 14h, para fazer a inscrição que é gratuita. É importante que o aluno vá acompanhado dos pais ou responsável. Os documentos necessários para a inscrição são: três fotos ¾, atestado médico, RG e certidão de nascimento.

As aulas no Ginásio Municipal já iniciaram na semana passada e conta com 20 alunos participantes.

Outras inscrições
Além do karatê, o Departamento de Educação está com inscrições abertas, para todos os interessados, em outras modalidades esportivas, basquete, vôlei nas categorias masculino e feminino e ginástica geral para meninas com idade acima de 15 anos. As inscrições também deverão ser feitas no Ginásio Municipal, com Isis.

Fonte: Prefeitura de São Roque