4/12/2008 - São Roque - SP

Largo dos Mendes será o ponto oficial do artesanato em São Roque

Em reunião realizada na tarde da última quarta-feira, 25, na sede do Departamento de Desenvolvimento Econômico com a participação de membros da Comissão Gestora do Artesanato em São Roque, de artesãos associados à Casa do Artista e do Artesão, artesãos independentes e representantes da Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades (Sutaco), ficou definido que o Largo dos Mendes será o ponto oficial para exposição e comercialização do artesanato são-roquense.

A decisão é mais uma etapa do projeto de revitalização do artesanato no município, iniciado em 2007 com o cadastramento dos artesãos. Segundo José Luiz Antonio de Moraes, que trabalha no Desenvolvimento Econômico e é agente da Sutaco em São Roque, o objetivo de fixar o Largo dos Mendes como referência da atividade está inserida dentro de uma estratégia que concilia o comércio dos produtos artesanais com características turísticas. “Definir um local para o artesanato é fundamental para que ele crie raízes seja visto pelos turistas e se fortaleça”, comenta.

Tornar o Largo dos Mendes como ponto de referência do artesanato em São Roque também atenderá os anseios dos comerciantes, principalmente para os que têm estabelecimentos na Praça da Mariz. A Associação Comercial e diversos lojistas já haviam pedido à prefeitura a revisão das autorizações para a montagem de barracas na região da praça.

O próximo passo do projeto de revitalização será consolidar a Comissão Gestora do Artesanato como uma instância que potencialize a produção local instituindo normas e padrões de qualidade que atendam os consumidores e turistas. A Comissão que já vem atuando junto aos 92 artesãos cadastrados reúne representantes do Sebrae, das divisões de Turismo e Cultura, Departamentos de Desenvolvimento Econômico, Bem-Estar Social, da Casa do Artista e do Artesão e da Sutaco.

Fonte: Prefeitura de São Roque