30/9/2008 - São Roque - SP

Mais de 14 mil cães foram imunizados contra a raiva

O Serviço de Controle de Zoonoses (SCZ), do Departamento de Saúde da Prefeitura de São Roque, em 52 dias de campanha de vacinação visitando mais de 90 bairros conseguiu imunizar 14.471 cães e 1.357 gatos. O número de gatos superou a marca de 2007. Os dados referem-se de toda a campanha que foi realizada de 28/7 a 17/9.

Segundo Wesley de Matos, profissional do Serviço de Zoonoses, apesar do município não ter casos de raiva, o número de felinos ainda continua preocupante porque o gato é um dos predadores do morcego, principal transmissor do vírus da raiva. “O animal não transmite o vírus somente pela mordida, mas também pela saliva”, alerta. A meta de São Roque, estipulada pelo Instituto Pasteur era imunizar 3.799 felinos.

O Departamento de Saúde recebeu do Instituto Pasteur, órgão do Ministério da Saúde, cerca de 18 mil doses da vacina. Para utilizar todas as doses, o SCZ reforçará a vacinação no dia 11 de outubro. Neste dia uma equipe do SCZ estará vacinando os animais na Praça da República das 9h às 15 horas. Os cães e gatos que não foram imunizados devem ser levados para receber a dose da vacina.

Matos alerta ainda aos proprietários desses animais que não puderem levar seus animais para serem vacinados no dia 11, terão a oportunidade de levá-los na sede do Serviço de Controle de Zoonoses localizada no Paço Municipal de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.

A raiva é uma doença transmissível de animal para animal e de animal para o ser humano, por meio de mordidas, arranhões ou lambedura de cães, gatos ou morcegos infectados.

Fonte: Guia São Roque