9/9/2009 - São Roque - SP

Mais de mil pessoas celebraram a Independência na Brasital

da Redação 

Em São Roque, o Dia da Independência, celebrado na última segunda-feira, 7, foi marcado com cerimônia cívica especial com a participação de militares da aeronáutica. O ato cívico teve abertura no período da manhã na Praça da Matriz com o hasteamento das Bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de São Roque pelo Destacamento Aéreo de Proteção do Vôo Cindacta 1. Depois a programação seguiu no Centro Educacional e Cultural Brasital e mais de mais de mil pessoas prestigiaram a cerimônia.

O evento contou com a presença de estudantes, profissionais da educação, funcionários municipais, pais, comunidade e entidades do município, além do vice-prefeito Casemiro Manfredi representando o prefeito Efaneu Nolasco Godinho, do vereador e presidente da Câmara, Antonio Marcos Carvalho de Brito (Chula); dos vereadores João Paulo de Oliveira e Donizete Moraes (Donizete Carteiro); da diretora de Educação, Márcia de Jesus Costa Nunes; do diretor de Desenvolvimento Econômico, Leodir Ribeiro; do Diretor do Departamento de Saúde, Alexandre Marques Silveira e Giovani Nobilioni, integrante da Associação Ítalo Brasileira.

As 54 unidades de ensino foram representadas por um grupo de 20 estudantes de cada escola e professores. A cerimônia foi marcada também com número musical apresentado por um dos núcleos do Coral De Boca Aberta, programa do Departamento de Educação; dança por alunos da Emef Maria José Ferraz Shoneacker e do período integral da escola Emef Antonio Cavaglieri, do bairro Pavão.

Na oportunidade houve ainda entrega de medalha e certificado aos estudantes do ensino fundamental da rede municipal que foram classificados na 4ª Olimpíada de Matemática realizada em 2008 promovida pelo Governo Federal. Ao todo foram classificados 16 alunos.

Semana da Pátria

O evento promovido também encerrou as atividades da Semana da Pátria realizadas durante toda a semana na Praça da Matriz e bairros do município com diversas ações de cidadania. Este ano as comemorações focaram o tema “Minha Pátria Minha Gente” baseado na frase da bandeira de São Roque “Mea Paulista Gens”.

As atividades na Praça da Matriz mobilizaram Departamentos da Prefeitura com atendimento ao público para orientação, esclarecimento de dúvidas e conscientização sobre o meio ambiente, violência doméstica, leis de trânsito, saúde, turismo e cultura. A inclusão social também foi abordada por entidades do município com a exposição de cartazes e distribuição de folhetos. Na quinta-feira, 3, alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) fizeram apresentação de capoeira.

No sábado, 5, a programação foi voltada para a saúde. Equipes do Departamento de Saúde se mobilizou com trabalho de aferição de pressão arterial e distribuição de panfletos sobre a dengue e DST/Aids. Cerca de 400 atendimentos foram realizados.

A diretora de Educação salienta que as atividades desenvolvidas durante toda a semana foram positivas e agradeceu envolvimento de todos. “A mobilização desse trabalho foi interessante e superou as expectativas. O envolvimento de todos foi muito importante e acredito que conseguimos atingir a proposta de reflexão em fortalecer as conquistas alcançadas ao longo da história e como contribuir para melhorar os espaços de cidadania do município”, finaliza Nunes.