21/8/2019 - São Roque - SP

Médica faz trabalho voluntário de conscientização e inserção do DIU

Hoje, 60% da população mundial é resultado de uma gravidez não planejada e/ou indesejada e 25% dessas gravidezes ocorrem ainda na adolescência. Pensando nesses dados alarmantes, a ginecologista e obstreta Dra. Patricia Bretz destaca a importância dos Métodos Contraceptivos Reversíveis de Longa Duração, também conhecidos como LARCs (sigla em inglês para Long-Acting Reversible Contraception), em seus atendimentos e em projetos em que atua voluntariamente.

                Um dos benefícios que mais se destacam entre os Métodos Contraceptivos Reversíveis de Longa Duração é a eficácia dos mesmos. As estatísticas provam que as diferenças são gritantes: 18 em cada 100 mulheres ficam grávidas todo ano utilizando a camisinha e 9, fazendo uso da pílula anticoncepcional. Esses números caem para 0,8 mulheres a cada 100 que utilizam o DIU de cobre, 0,2 que optam pelo DIU Mirena e 0,02 que usam o Implanon (implante subdérmico liberador de ENG). Pesquisas também apontam que o índice de mulheres que engravidam após a laqueadura é de 0,5 em cada 100, ao ano.

                Os LARCs ainda são métodos cercados de mitos, mas Patricia ressalta que, ao contrário do que costuma-se dizer, o DIU não é abortivo e nem é contraindicado para quem ainda não teve filho. "Esses métodos são extremamente eficazes e a melhor indicação para mulheres que não querem engravidar nos próximos dois anos. O DIU, por exemplo, atua impedindo a subida do espermatozóide, ele não provoca um aborto, como muitos ainda acreditam", diz a médica. E completa: "Quando a mulher resolve descontinuar para engravidar, com um planejamento, são métodos de fácil reversabilidade, ao contrário dos métodos injetáveis, que podem fazer com que a mulher leve até 1 ano para conseguir reestabelecer sua fecundidade". Outro ponto que merece ser lembrado é que os Métodos Contraceptivos Reversíveis de Longa Duração têm baixa dosagem hormonal, o que os torna mais seguros em diversos aspectos.

                A Dra. Patricia tem executado um trabalho voluntário de conscientização e inserção do DIU de cobre para população em vulnerabilidade social, em parceria com o Lar Mãe da Providência. Em 2018, foram inseridos mais de 100 DIUs, inclusive em mulheres que não tinham conhecimento algum sobre planejamento familiar e já eram mães de mais de 12 filhos, tendo excelente aceitação. Em 2019, a médica, que é especialista em saúde da mulher, irá expandir esse trabalho voluntário em uma parceria com a Prefeitura da cidade de São Roque, interior de São Paulo, em um projeto direcionado a adolescentes denominado "Filhos que quero ter". Saiba mais no vídeo:

Patricia Bretz é ginecologista, obstetra, especialista em Oncologia Ginecológica, Endometriose, Cirurgia Minimamente Invasiva, Implantes Hormonais e Reprodução Humana e Mestre em Bioética.