29/5/2008 - São Roque - SP

Mobilização contra a dengue obtém resultado positivo

O segundo arrastão contra a dengue promovido pelo Departamento de Saúde no último sábado, dia 17, foi considerado positivo pelas autoridades de saúde que coordenam o combate à doença no município. Segundo a chefe da Vigilância Sanitária, Daniela Carolina Dias, o número de criadouros encontrados em relação à primeira ação, realizada no dia 19 de abril, foi bem menor. “Percebemos que a população está mais consciente e também está cooperando bastante”, resume.

O trabalho realizado no último fim de semana mobilizou cerca de 170 funcionários e seguiu a mesma metodologia do primeiro arrastão. Dezesseis equipes espalhadas pela região central e pelos bairros de São João Novo, Mailasque, Guaçú,Vila Nova e Goianã percorreram as casas a procura de criadouros e reforçaram a importância de evitar a proliferação do mosquito e consequentemente a doença. O trabalho de informação também foi realizado nos semáforos da cidade com a distribuição de panfletos explicativos.

Ao todo foram visitadas cerca de seis mil imóveis dos quais 3.218 foram inspecionados ou tiveram o trabalho de conscientização realizado. Segundo o Serviço de Controle de Zoonoses, o próximo arrastão deve acontecer somente no fim do ano na entrada do verão. No período mais frio do ano a proliferação do mosquito Aedes Aegypti diminui significativamente, mas o trabalho de monitoramento de armadilhas e pontos estratégicos continuará sendo realizado.

Fonte: Prefeitura de São Roque