7/12/2007 - São Roque - SP

Museu Darcy Penteado será inaugurado neste sábado

A Prefeitura da Estância Turística de São Roque por meio da divisão de Cultura inaugura neste sábado, dia 8, o museu de artes no Centro Educacional e Cultural Brasital em homenagem ao artista plástico são-roquense, Darcy Penteado. Uma cerimônia está prevista para as 20 horas e contará com a presença do prefeito Efaneu Nolasco Godinho, demais autoridades locais e familiares de Darcy Penteado.

O museu está localizado no espaço onde funcionava a marcenaria. O local foi todo estruturado e adaptado para receber um cervo de obras e memória documental do artista que estava guardado a quase 20 anos em um espaço pequeno no próprio recinto. “Após perceber a quantidade desse material e a sua importância, a idéia surgiu para montar esse museu, além disso, atender um pedido do artista deixado em testamento ao município”, destacou a chefe de divisão de Cultura, Fernanda Penteado Rulli. “Nada mais justo fazer essa homenagem ao artista que foi um referencial no mundo das artes”, acrescentou.

Para dedicar o espaço em homenagem ao artista foram 11 meses de muito trabalho braçal, além de pesquisa das obras que foram restauradas e catalogadas.

Segundo Fernanda Rulli, o museu também contará com trabalhos de outros artistas plásticos locais. “O museu envolverá mais de 100 obras do artista, fora o acervo documental. A nossa intenção é que esse espaço, além de conter um belo acervo dos trabalhos de Darcy Penteado, seja totalmente interativo com o desenvolvimento de workshops, palestras, recitais e musicais”, salientou.

Fonte: Prefeitura de São Roque