11/10/2017 - São Roque - SP

No Dia das Crianças saiba os principais cuidados com a pele dos pequenos




Dermatologista Catarine Padoveze fala sobre dermatites na infância

Com pele fina e delicada, as crianças estão mais suscetíveis ao surgimento de dermatites, doença inflamatória da pele responsável pelo surgimento de sintomas como vermelhidão, coceira e bolhas.

Sem contar com os mesmos mecanismos de defesa que o organismo adulto e por ser o maior e mais exposto órgão do corpo humano, a pele infantil requer cuidados especiais. Apesar de receberem orientações básicas sobre a pele do bebê e das crianças nas consultas com o pediatra, quando o quadro de dermatite se instala, é preciso que os pais recorram a ajuda de um especialista, garante a dermatologista Catarine Padoveze.

De acordo com a médica, o dermatologista é o profissional mais indicado para realizar a análise diagnóstica e prescrever o tratamento, evitando complicações: "Se não tratadas adequadamente, as dermatites infantis têm grandes chances de se tornarem problemas crônicos, que acompanharão o paciente na vida adulta. Dependendo do caso, as dermatites podem, até mesmo, por a vida criança em risco, devido à sua menor imunidade", alerta Catarine.

Confira abaixo algumas das dermatites mais comuns na infância:

Dermatite das Fraldas – Causada pelo contato direto da pele com a urina e as fezes, essa dermatite encontra nas fraldas um ambiente favorável para a proliferação de bactérias e fungos, que podem rapidamente fazer o quadro evoluir para uma infeção secundária.

Dermatite Atópica – De caráter alérgico, a dermatite atópica apresenta sintomas como coceira e ressecamento da pele, e costuma se manifestar no primeiro ano de vida, principalmente, em crianças com histórico alérgico. Está predominantemente relacionada a fatores imunológicos, genéticos e ambientais.

Dermatite Seborreica – Mais comum do que se possa imaginar, a Dermatite Seborreica infantil se manifesta, normalmente, nos três primeiros meses de vida, sendo caracterizada por lesões avermelhadas e presença de escamas gordurosas no couro cabeludo, que também podem surgir na face e em áreas de dobras.


Clínica Catarine Padoveze

Rua Campos Sales,611 – Sala 11

Santo André - SP

Horário de Funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h

Telefone: (11) 4427-8591