17/2/2009 - São Roque - SP

Novo formulário de inscrição para bolsas de estudo da FAC

O novo decreto municipal nº 6.655 de 19 de janeiro de 2009 que regulamenta a concessão de bolsas de estudos da Fac São Roque e o formulário com instruções de preenchimento já estão disponíveis no site da prefeitura nesta sexta-feira. As inscrições estarão abertas a partir desta segunda-feira, dia 16, e os candidatos deverão levar a documentação completa junto ao formulário devidamente preenchido até o setor de protocolo no Paço Municipal até o próximo dia 25.

Os candidatos inscritos terão a documentação analisada por uma comissão especial da prefeitura que seguirá uma fórmula para pontuar e classificar a situação socioeconômica de cada proponente. Esta fórmula considera fatores como renda bruta mensal, situação de moradia, se o estudante já possui curso superior e outras informações como posse de bens e acesso a estágios.

O trabalho de análise das inscrições, classificação, recursos e deferimentos deve durar cerca de 60 dias, mas pode ser até mais rápido se a documentação for entregue como solicitado. De acordo com a prefeitura, muitos candidatos à bolsa entregam documentação incompleta e isso torna a análise bem mais demorada porque a comissão tem que aguardar a complementação da documentação faltante. “Os interessados precisam colaborar com os prazos de entrega, pois a falta de documentos nos pedidos atrasa todo o processo e planejamento elaborado”, diz Marques.

Acompanhamento online
Para facilitar o acompanhamento das inscrições, a prefeitura disponibilizará em seu site uma relação atualizada diariamente com o número de inscritos e a situação de cada candidato. “A relação de documentos faltantes de cada candidato será atualizada no site da prefeitura e o acompanhamento será feito somente por meio do portal”, explica Marcelo Marques, chefe da Divisão de Rendas.

Percentuais de desconto
A comissão de bolsas de estudo explica que os percentuais de descontos são variáveis, mas não estão predeterminados porque serão concedidos conforme o índice de classificação. O desconto pode até chegar a 100% e dependerá do perfil socioeconômico do grupo familiar e da classificação do candidato. O objetivo da prefeitura é conceder uma bolsa compatível a cada situação e com isso ampliar o número de pessoas beneficiadas.

Esta metodologia não permite à prefeitura saber, com antecedência, quantas bolsas serão concedidas e outro fator que pode influenciar essa questão é o número de estudantes matriculados, por lei, a faculdade tem obrigação de oferecer um número de bolsas correspondente a 8% do número de vagas disponíveis. Neste contexto, a comissão de bolsas orienta para que as pessoas pensem e ajam com cidadania, fornecendo informações fidedignas.

Fonte: Prefeitura de São Roque