14/9/2007 - São Roque - SP

Oficinas de iniciação profissional abrem oportunidades à bairros

Moradores das comunidades de São João Novo e Goiana estão tendo a oportunidade de qualificar mão-de-obra e adquirir conhecimentos para gerar renda ou conquistar novas vagas no mercado de trabalho. Um projeto do departamento de Bem-Estar, desenvolvido nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), está levando a estes bairros oficinas gratuitas de iniciação profissional para ensinar noções básicas de diversas carreiras.

Desde o início do ano já foram oferecidos cursos nas áreas de decoração de festas, maquiagem social, pizzaiolo, texturização de paredes, bijuterias, caixas artesanais, panetones e roscas de natal e vigia. As aulas são ministradas por profissionais com experiência em cada segmento e acontecem na sede do Cras de São João Novo e no Projeto Re-Construir.

O público-alvo das oficinas abrange jovens, donas-de-casa e pessoas que procuram um emprego, mas não tem qualificação específica para desenvolverem tarefas no comércio, na área de serviços e até nas indústrias. “São cursos com carga horária média de 16 horas e estão voltados para que eles conheçam a profissão e possam iniciar no mercado de trabalho ou a própria geração de renda”, explica Elenice Canali, psicóloga que coordena as oficinas.

De acordo com a coordenadora, cerca 167 já passaram pelas oficinas que estão atingindo objetivos de inclusão social. “Tivemos uma pessoa que fez o curso de caixas artesanais e depois disso recebeu um encomenda de 200 peças, também temos exemplos de pessoas que fizeram a oficina de vigia e conquistaram empregos na área”, relembra Elenice.

A aceitação da comunidade é outra característica positiva das oficinas e os alunos demonstram interesse em todo o tipo profissão. Mal havia acabado de receber o certificado do curso de pizzaiolo, auxiliar de cozinha Leonor Ramos já comentava com as colegas o que está aprendendo no curso de texturização de paredes. “vou fazer o possível para fazer todas as oficinas que eu puder”, anunciou.

Além da vontade de aprender os aprendizes também mostram consciência “ sempre é bom aprender, uma coisa nova e aproveitar as chances que dão para nós”, observa Vero Luiz Corrêa ao receber o certificado do curso de pizzaiolo.

Outras oficinas
Para continuidade aos resultados alcançados e também atender à procura das comunidades pelo conhecimento de iniciação profissional, o departamento de Bem-Estar Social está programando novas oficinas com o profissões sugeridas pelos próprios alunos. Algumas serão destinadas ao mercado de trabalho como as de secretária, balconista, garçom e garçonetes. Outras serão voltadas para atividades empreendedoras e de geração de renda como caixas artesanais, congelados, salgados e doces para festas e pintura artística de unhas.

Fonte: Prefeitura de São Roque