7/8/2009 - São Roque - SP

Pausa na expansão das escolas técnicas pode frear vinda da FATEC para SR

da Redação

Em encontro com produtores de vinho de São Roque e Jundiaí com Geraldo Alckmin, atual secretário de Desenvolvimento do Estado, o prefeito voltou a pedir a instalação de uma Fatec em São Roque.

A Secretaria de Desenvolvimento é o órgão responsável pela expansão das Faculdades de Tecnologia no Estado de São Paulo.

Efaneu enfatizou a necessidade de uma instituição pública de ensino superior na cidade para oferecer oportunidade aos jovens na microrregião. 

“Temos uma rede de ensino infantil e fundamental bem formada, no ensino médio temos as escolas estaduais e os cursos técnicos do Centro Paula Souza e Instituto Federal, mas não oferecemos a oportunidade para estes jovens continuarem se qualificando gratuitamente, por isso uma Fatec é importante para São Roque e para a microrregião, vamos completar este caminho aqui sem que os estudantes precisem ir embora da cidade”, argumentou o prefeito.

Alckmin, porém, alertou ao prefeito que a instalação de novas unidades sofreu uma freada devido à demanda.

Segundo Alckmin, o número de Fatecs saltou de nove para 52 nos últimos sete anos e muitos municípios estão na fila, o que fez o governo do estado reavaliar a expansão.