29/10/2007 - São Roque - SP

Ponto.SP completa um ano de funcionamento

Implantado por meio de uma parceria entre a prefeitura de São Roque e o Governo do Estado, o Ponto.SP, posto de serviço públicos eletrônicos completa um ano de funcionamento levando agilidade e cidadania para a população são-roquense.

Nestes doze meses em operação, a equipe do Ponto.SP realizou, gratuitamente, mais de sete mil atendimentos para facilitar o dia-a-dia das pessoas. Emissão de segundas-vias de contas de consumo, consultas on-line, declarações de isento entre outros procedimentos que, dependendo da situação, podem custar tempo e dinheiro.

Além de oferecer cerca de dois mil serviços disponíveis no site Cidadão.SP o posto de São Roque também oferece emissão de documentos que estão entre os procedimentos mais procurados pelos usuários. Desde março, quando as carteiras de identidade e atestados de antecedentes criminais passaram a ser feitos no Ponto.SP de São Roque, a média documentos emitidos por mês chega a 335.

Segundo Juliana Viola, coordenadora da unidade em São Roque, os números refletem a característica e o padrão de atendimento “As pessoas sentem uma grande diferença principalmente com o serviço de RG que antigamente levava 90 dias para ser retirado e que hoje pode ser feito em 30 dias. A emissão de Atestado de Antecedentes Criminais também surpreende as pessoas porque em alguns casos o documento é fornecido na hora”, exemplifica.

Cidadania
Com o objetivo de levar cidadania à população garantindo acesso à retirada de documentos, o atendimento vai além das instalações do Ponto.SP. Para chegar aos cidadãos que não podem se deslocar até a unidade, as funcionárias vão até as pessoas. “Essa idéia surgiu devido a dificuldade que algumas pessoas estavam encontrando para ir até o Ponto.SP, por apresentarem algum tipo de deficiência ou doença. Já atendemos quatro pessoas assim, uma na Apace, duas na própria residência e a outro no hospital” conta Juliana.

O empenho das funcionárias e a qualidade dos serviços prestados fideliza os usuários que saem satisfeitos e dispostos a voltar. Segundo um levantamento feito pelo próprio Ponto.SP, 50% das pessoas que são atendidas retornam para fazer outros tipos de serviços e ainda indicam para conhecidos, parentes, vizinhos e amigos.

Mesmo com todas as vantagens que o atendimento rápido e personalizado oferecido pelo Ponto.SP, a coordenação acredita que o número de usuários está abaixo da capacidade de atendimento da unidade e atribui isso ao fato de muitas pessoas ainda não conhecerem os serviços e o atendimento. Para mudar esta situação a prefeitura já estuda uma estratégia para divulgar mais e melhor os serviços disponíveis.

Outra característica que deve aumentar o atendimento na unidade é a intenção da administração atual de implantar um posto avançado no município para oferecer serviços de órgãos como Ministério do Trabalho, Detran, IIRGD entre outros.

Fonte: Prefeitura de São Roque