16/3/2009 - São Roque - SP

Postos de Informações Turísticas atingem 250 mil atendimentos

Os três Postos de Informações Turísticas (PITs) de São Roque superaram, no último fim de semana, a marca de 250 mil atendimentos em sete anos de funcionamento. Segundo a Divisão de Turismo, o número de visitantes que recorrem ao serviço vem aumentando significativamente desde que o serviço começou a funcionar em 2002, hoje a média anual é de 50 mil atendimentos.
Os PITs são mantidos pela prefeitura e funcionam em horários estratégicos definidos a partir de um estudo do comportamento dos turistas. O PIT Central, funciona diariamente da 9h30 às 16h30. O PIT do Taboão e o do Guaçu, este último responsável por 50% do volume de atendimentos, funcionam aos sábados, domingos e feriados das 9h30 às 16h30.

A recepção dos visitantes é feita por monitores estagiários das áreas de turismo e hotelaria que são treinados para sanar as dúvidas, fornecerem informações e distribuir material promocional sobre a cidade.

Ampliação e melhoria dos serviços
Segundo Sandro Cobello, chefe da Divisão de Turismo, em breve o atendimento ao turista será ampliado e receberá melhorias importantes. Cobello revela que a prefeitura aguarda a liberação de um recurso financeiro para a construção de um portal no bairro do Guaçu e também está intermediando verbas para a reforma do PIT Central localizado na Praça Heitor Boccato. “Com essas mudanças será possível avançar para uma nova fase no trabalho de informação e recepção dos visitantes e gradativamente vamos ampliar os horários e dias de funcionamento”, prevê.

Histórico dos PITs
O primeiro Posto de Informações Turísticas foi criado em 2002, na Praça Heitor Boccato a partir de uma iniciativa conjunta entre a setor privado e a prefeitura que dividiam os custos de manutenção do serviço. Em 2005, a administração municipal assumiu a gestão total do PIT, treinou os monitores e criou mais duas unidades, uma no bairro do Guaçu e outra no Taboão, regiões consideradas estratégicas por serem entradas da cidade.

Fonte: Prefeitura de São Roque