25/1/2008 - São Roque - SP

Prefeito envia projeto à Câmara para incluir Festa do Peão no calendário

O prefeito Efaneu Nolasco Godinho enviou à Câmara Municipal nesta semana, um projeto de Lei para a inclusão da Festa do Peão Boiadeiro no calendário oficial de eventos do município. O evento que será realizado entre os dias 6 e 9 de março e está sendo organizado pela empresa Barretos Pró-eventos, do grupo “Os independentes”, com apoio da prefeitura, será uma das etapas do Circuito Barretos de Rodeio e se a lei for aprovada a cidade pode ser incluída no cronograma de provas do circuito.

Segundo a administração municipal, a Festa do Peão Boiadeiro é um evento que contempla características esportivas, culturais e folclóricas que estão ligadas com a atividade tropeira desenvolvida no período de fundação da cidade. A tradição de São Roque no segmento eqüestre é outro argumento marcante da cidade que além de atletas do hipismo e diversos centros hípicos também possui a Romaria dos Cavaleiros de São Jorge, uma das maiores e mais antigas do Estado.

A inclusão da Festa do Peão no calendário também traz perspectivas positivas para a economia local. O Circuito Barretos de Rodeio é reconhecido internacionalmente pela qualidade e nível de competição, diferencial que atraí visitantes e turistas de diversos locais do Brasil. O objetivo do governo municipal ao propor o projeto de lei é conciliar estas características ao potencial turístico da cidade e ao mesmo tempo oferecer mais uma opção de entretenimento ao são-roquense. “É um evento de qualidade e é isso que buscamos oferecer para nossa população e para os turistas”, comentou o prefeito Efaneu.

O esforço para sediar um evento que reúne milhares de pessoas, também está sendo articulado em outras frentes pela prefeitura. A divulgação da Festa do Peão de São Roque, por exemplo, está sendo feita com recurso do Ministério do Turismo que tem apoiado outras iniciativas da cidade como as últimas edições da Expo São Roque e do Natal Iluminado. “O Ministério do Turismo tem constatado que os projetos que apresentamos são bem planejados e voltados realmente para o desenvolvimento da atividade turística. A avaliação do Ministério é técnica e isso somado à competência dos nossos profissionais é que tem feito a nossa administração conquistar o apoio necessário”, ressaltou Efaneu.

Fonte: Prefeitura de São Roque