2/6/2020 - São Roque - SP

Prefeitura amplia “Ação de Inverno” de acolhimento às pessoas em situação de rua

Foto Noticia Principal Grande

A Prefeitura Municipal de São Roque dá início, hoje (1), à Campanha "ONDE HÁ CALOR, HÁ MAIS VIDAS", de acolhimento e minimização dos efeitos do frio sobre as pessoas em situação de rua.

A “Ação de Inverno”, que geralmente começa no final de junho, foi antecipada pelo Departamento de Bem Estar Social, através do Abrigo Institucional, por conta das quedas bruscas nas temperaturas.

O Abrigo que funciona 24 horas, inclusive os sábados, domingos e feriados, vai intensificar a operação, além de disponibilizar mais quartos com banheiros privativos e leitos extras.  “Já fazemos o atendimento durante todo o ano, mas no inverno redobramos a atenção e cuidados pela saúde dessa população, por meio da oferta de acolhimento, comida, banho e pernoite”, diz Rogério Alves, coordenador do Abrigo.

Outra preocupação da Ação 2020 foi reservar uma ala especial para atender aos usuários que estão em quarentena como prevenção contra a COVID19.

A ação de Inverno deve se estender até 1º de Setembro.

Abordagem Fraterna

A fim de ampliar a atuação, também foi criada a “Abordagem Fraterna”. Funcionários da Prefeitura e voluntários irão paras as ruas da cidade, todos os dias, das 19h às 21h, para ofertar os serviços do Abrigo ou, no caso de recusa, cobertores e comida quente. “Nosso objetivo é agir de forma preventiva indo ao encontro das pessoas que estão nas ruas", afirma o Diretor de Bem Estar Social, Laudemir Nunes.

Ronda Noturna

Também estarão envolvidos no projeto a Guarda Civil Municipal e o setor de ambulância do Departamento de Saúde. Durante a ronda noturna, caso a GCM identifique “morador de rua” com sintomas de hipotermia, acionará o serviço de ambulância para levá-lo ao atendimento de emergência, na Santa Casa.