26/8/2009 - São Roque - SP

Prefeitura amplia Zona Azul. Veja novas ruas centrais onde o estacionamento será cobrado.

da Redação

Desde o dia 18 de agosto toda a região do Largo dos Mendes já faz parte da área qualificada como Zona Azul no centro de São Roque.

Além da própria praça, mais três vias passaram a fazer parte do sistema de estacionamento rotativo que implica o pagamento de taxa pelo período de uso da vaga.

Entram na Zona Azul:

- Entorno do Largo dos Mendes nos lados par e ímpar, inclusive a via paralela ao ponto de táxi;

- A rua Pedro Vaz nos lados par e ímpar no trecho entre a avenida Antonino Dias Bastos e rua Dr Stevaux;

- A avenida John Kennedy nos lados par e ímpar  e a alça de acesso existente entre a creche Amasília Ribeiro Lopes e o Centro Comercial Cerrone.

As vagas disponíveis no canteiro em frente ao Fórum continuam como antes.

Não entra no novo zoneamento a Rua Comendador Inocêncio, onde motoristas têm parado o carro sobre as calçadas e em frente a garagens para fugirem da Zona Azul nas ruas próximas.

A Divisão de Trânsito espera concluir num prazo de 15 dias a sinalização horizontal e vertical e a fiscalização será feita somente após esse trabalho.

A iniciativa da prefeitura de ampliar a Zona Azul foi motivada pela reivindicação de comerciantes que se queixam da falta de vagas na região central, o que segundo eles, estaria prejudicando os estabelecimentos.

A prefeitura fez um monitoramento das ruas e avenidas incluídas recentemente na área de Zona Azul e constatou que muitos veículos passam o dia todo estacionados nesses locais. 

De acordo com relatos de alguns comerciantes, essas vias são usadas por pessoas que utilizam essas vias para deixar os carros e ir de ônibus para São Paulo e outros municípios.

O Departamento de Saúde também constatou essa prática.  O estacionamento externo  do Centro de Saúde II, próximo à rodoviária estava sendo utilizado por pessoas que passavam o dia fora da cidade e ocupavam vagas destinadas aos pacientes do posto e aos veículos oficiais até o período da noite. 

A direção do departamento decidiu então instalar um mecanismo de correntes para proibir o estacionamento de qualquer veículo não autorizado.