21/1/2009 - São Roque - SP

Prefeitura e Comtur querem criar mais cinco roteiros turísticos

Depois da implantação do Roteiro do Vinho, a Divisão de Turismo de São Roque, Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e o Sebrae - por meio Programa de Desenvolvimento do Turístico Receptivo (PTDR) -, estudam proposta para a criação de mais cinco Roteiros Turístico no município. O assunto foi colocado em pauta na reunião do Comtur realizado na semana passada na Associação Comercial (Acia), onde estiveram presentes membros do Comtur, integrantes do PDTR e os vereadores Rodrigo Nunes de Oliveira e Donizete P. A. Moraes.

Segundo o chefe da Divisão de Turismo, Sandro Cobello, a criação desses roteiros é uma orientação do Ministério do Turismo para que o segmento possa se desenvolver de forma mais profissional.

Cobello acrescenta ainda que a melhor maneira para divulgar uma região ou destino turístico é o Roteiro Turístico. “Um exemplo temos o Roteiro do Vinho criado há mais de dois anos por um grupo de empresários que possuem propriedades na Estrada do Vinho e Quintino de Lima. Desde então, a divulgação conjunta tem diminuído os custos e aumentado os resultados”, salienta.

Dentro do cronograma da proposta já está em processo adiantado de formatação a Rota do Taxaguara que compreende os estabelecimentos da Vila Darcy Penteado, no Bairro Pinheirinho. Também nos próximos meses criarão folhetaria própria para a divulgação do local.

De acordo com Cobello, outros roteiros a serem criados serão da Raposo Tavares e Saboó. “Esses dois também estão em processo de formatação”, coloca.

Nas próximas semanas a Divisão de Turismo adianta que também entrará em contato com responsáveis de estabelecimentos na área central (restaurantes, hotéis, lojas de interesse turístico) para a formatação de um importante Roteiro Histórico Cultural que envolverá os atrativos públicos (Brasital, Igreja da Matriz, Recanto da Cascata e feira de artesanato).

Sandro ressalta que a proposta é formalizar esses roteiros ainda este ano, mas frisa que o sucesso dependerá do envolvimento dos responsáveis dos estabelecimentos privados, sendo que o poder público dará o apoio para divulgação dos roteiros.

Fonte: Prefeitura de São Roque