15/8/2008 - São Roque - SP

Prefeitura firma parceria com a Uniso para erradicar o analfabetismo

A Prefeitura de São Roque firmou nesta semana um convênio com a Universidade de Sorocaba (Uniso) para implantar o “Programa de Educação de Jovens e Adultos – Proeja”, em prol da alfabetização. A oficialização do convênio aconteceu na última terça-feira, dia 12, com a assinatura do documento pelo Reitor da universidade, Professor Aldo Vannuchi e pelo prefeito em exercício, Antonio Carlos Pereira Rio. O momento foi acompanhado pelo Pró-Reitor de extensão e assuntos comunitários, Professor Fernando de Sá Del Fiol; pela coordenadora do Proeja, Professora Beatriz Elaine Picini Magagna; pela diretora de Educação do município, Márcia de Jesus Costa Nunes; pela chefe de Divisão de Ensino Fundamental, Enide Caiani; da assistente técnica educacional, Marisol Garcia Cavalheiro e pelo chefe da Divisão de Esportes e Lazer, Leodir Ribeiro.

A parceria visa universalização do ensino fundamental por meio de ações de alfabetização de jovens e adultos e da erradicação do analfabetismo, bem como a formação continuada de alfabetizadores da rede pública nesse segmento (fase I de 1ª a 4ª série).

De acordo com o Departamento de Educação, inicialmente o programa terá núcleos nas escolas Antonio Cavaglieri, Benedito dos Santos Rocha, Euclides de Oliveira, Iracema Villaça, Joaquim da S. Santos, Paulino Pereira Figueiredo e Departamento do Bem-estar Social. A previsão de início das atividades é dia 25 de agosto. O número de alunos inscritos soma 97 com idade acima de 15 anos. As aulas serão ministradas três vezes por semana com uma carga horária de seis horas semanais. A idéia é flexibilizar a carga horária para que as pessoas que trabalham tenham a oportunidade de freqüentar as aulas.

Histórico do programa
O programa é de iniciativa da universidade, já existe desde 1998, quando tinha o nome de “Sorocaba e Região e 100 analfabetos”. Em 2004 passou para “Programa de Educação de Jovens e Adultos – Proeja” e hoje 11 cidades são beneficiadas.
O trabalho que será desenvolvido em São Roque não trará despesas para a prefeitura. A capacitação dos professores e o material didático são de responsabilidade da Uniso.

Na ocasião Vannuchi destacou que essa parceria significa respeito à democracia ao cidadão são-roquense. “Esse programa solidário não visa apenas alfabetização, mas a formação de cidadania”, enfatizou. “Acredito que São Roque ganhará pessoas mais conscientes e mais participativas no desenvolvimento da cidade”, completa.

Metas
Segundo a diretora Márcia Nunes, 7% da população são-roquense são analfabetos e com esse trabalho a meta é zerar esse número. “A proposta é dar continuidade no projeto que já temos implantado de Educação de Jovens e Adultos – EJA. A maior importância desde trabalho é chegar às pessoas que estão fora da escola”, disse.

O prefeito Rios também acredita que essa parceria será bastante positiva para o município. “Um convênio com uma instituição de alto nível como a Universidade de Sorocaba, que já vem realizando este trabalho em 11 cidades atendendo mais de mil pessoas, é muito importante para São Roque, além de ser um ato em benefício da educação que é uma das principais metas dessa administração”, concluiu.

Fonte: Guia São Roque