12/9/2008 - São Roque - SP

Prefeitura firma parceria com Instituto Ayrton Senna

Com o intuito de atingir, a curto prazo, melhor qualidade do ensino do município tendo em vista as necessidades apresentadas em recentes avaliações da rede de ensino, a Prefeitura de São Roque, por meio do Departamento de Educação, estabeleceu parceria com o Instituto Ayrton Senna. A iniciativa foi concretizada em agosto e conta com apoio financeiro da Bradesco Capitalização.

A diretora de Educação explica a busca pela parceria. “Ao verificar nossos índices junto ao IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) promovemos uma avaliação externa em todas as séries e disciplinas e constatamos que precisávamos buscar ações imediatas para sanar os problemas de alfabetização, alunos com defasagem de idade e série e, buscar um modelo de gestão focado na aprendizagem dos alunos. O Instituto Ayrton Senna é uma referência em relação a estas questões, pois desenvolvem programas desde 1998 em todo o Brasil”, diz.

Nunes enfatiza que a parceria será um ponto bastante positivo para desenvolverem soluções eficazes para garantir uma educação de qualidade no município que visa o desenvolvimento do potencial de cada aluno.

O trabalho desenvolvido em São Roque não terá custo nenhum para a Prefeitura. O Departamento de Educação já recebeu 218 caixas de livros, três conjuntos de mapas gigantes que será fornecido para cada classe e série. Os diretores, vice-diretores, coordenadores e técnicos do Departamento de Educação também terão 50 horas de curso de capacitação e já iniciaram esta semana.

Programas
O trabalho está sendo iniciado com dois programas, o de Gestão que visa promover a eficiência da Rede Pública de Ensino, por meio da gestão de aprendizagem do ensino, da rotina escolar e da política pública que envolverá diretores, vice-diretores, coordenadores e técnicos do Departamento de Educação. O outro é de Circuito Campeão que visa a gestão da aprendizagem e do ensino na 1ª fase do Ensino Fundamental (1º. Ano a 4ª série). O trabalho envolverá 267 professores e beneficiará 5.617 alunos.

Fonte: Guia São Roque