1/3/2019 - São Roque - SP

Prefeitura firma parceria com o IBRAJE para preservar, manter e utilizar a Mata da Câmara

da assessoria de imprensa da Prefeitura de São Roque

Com o objetivo de promover projetos de caráter educativo e ambiental, no Parque Natural Municipal, a Prefeitura de São Roque, por meio do decreto nº8.980 formalizou permissão de uso da Mata da Câmara, ao IBRAJE – Instituto Brasileiro Jornada Ecológica.

Com isso, o Instituto passa a implementar atividades de Educação Ambiental à comunidade, visitantes e alunos da Rede Municipal de Ensino, além de se responsabilizar pela manutenção da Escola da Mata e por ações gerais de preservação.

Entre as atividades estão o acompanhamento da qualidade ambiental, recuperação de áreas degradadas, monitoramento da biodiversidade; criação de viveiros de mudas nativas; conservação dos espaços e trilhas; Educação Ambiental; Turismo de aventura (atividades ambientais), implantação do Plano de Manejo e observatórios de pássaros.

Todo o planejamento deve ser submetido à Administração Municipal, em especial, ao Departamento de Meio Ambiente.

A permissão, a título precário (apenas uso), é válida até 31 de dezembro, podendo ser prorrogada.

A ação foi definida em parceria com o vereador Júlio Mariano. “A Mata da Câmara é um importante ponto turístico com enorme potencial e vejo que essa parceria vem para somar, permitindo a correta exploração e principalmente à preservação do parque”, conclui o vereador.