23/1/2009 - São Roque - SP

Preparativos do Carnaval de rua de São Roque já estão definidos

Na semana passada, a Divisão de Cultura da Prefeitura de São Roque em reunião com representantes das escolas de samba do município definiu os detalhes para o Carnaval de rua deste ano, entre eles, o valor da subvenção, dias e horários em que as escolas desfilarão e a infraestrutura da avenida Bandeirantes, local em que acontecem os desfiles.

Segundo a chefe da Divisão de Cultura, Fernanda Penteado Rulli, a reunião foi tranqüila e tudo ficou definido em comum acordo entre os representantes das escolas. “Desde outubro de 2008 já estava tudo definido e, agora, estamos nos organizando para que seja realizado um bonito espetáculo na avenida mantendo um Carnaval com qualidade e de referência na região”, enfatiza.

Rulli comentou também que cada escola receberá uma subvenção no valor de R$ 10 mil para auxílio dos preparativos das fantasias e alegorias. A subvenção já foi aprovada pelo Legislativo e Executivo e deverá ser repassada às escolas no fim deste mês após publicação do decreto nos atos oficiais da Prefeitura no jornal local.

Programação
Ainda sobre as regras para os desfiles deste ano, a chefe da Divisão de Cultura comentou que seguirão os mesmos padrões do ano anterior e que os desfiles terão início às 20 horas. No dia 22 (domingo) desfilarão as escolas Corações Unidos de São João Novo, Leões Unidos da 119 e Mocidade Independente da Vila Aguiar. No dia 24 (terça-feira) será a fez das escolas Flor de Lis, Império Dourado e Santa Quitéria.

As escolas serão julgadas por uma equipe de profissionais da União das Escolas de Samba Paulistanas (Uesp). Cada jurado será responsável em avaliar um quesito que serão: bateria, comissão de frente, enredo, letra do samba, fantasia, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, alegoria, harmonia e evolução.
Como as escolas fazem parte de um único grupo a que conseguir maior nota será a campeã do Carnaval 2009. Além disso, todas as escolas também receberão troféus.

Os sambas enredo serão apresentados no dias da eleição do Rei Momo, Rainha e Princesa que acontecerá na Praça da Matriz no dia 14 de fevereiro.
Além disso, Rulli destaca que os preparativos seguem dentro do cronograma estabelecido. “A prefeitura se responsabilizará por toda infraestrutura necessária para que aconteça um belo espetáculo. Entendemos que o Carnaval é uma riquíssima manifestação popular de diversas expressões de arte e cultura e precisamos valorizar o trabalho que é feito pelos presidentes dando a infraestrutura necessária. Esperamos que a população fique satisfeita com o trabalho que será apresentado”, frisou.

A infraestrutura que será montada na avenida Bandeirantes contará com arquibancada para mais de mil pessoas, banheiros químicos e praça de alimentação.

Segurança
Os dois dias de desfiles contarão também com o apoio da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar, além do setor de ambulâncias e uma equipe de auxiliares de enfermagem da Prefeitura que estará de plantão no local para o primeiro atendimento.

Fonte: Prefeitura de São Roque