22/12/2008 - São Roque - SP

Programa “Caminhando com Saúde” já atende cinco bairros

O programa “Caminhando com Saúde” completa dois anos neste mês atendendo mais de 100 pessoas em cinco Centros Esportivos da cidade. Criado com o objetivo de estimular a prática da atividade física e melhorar a qualidade de vida da população, o Departamento de Saúde e a Divisão de Esportes ampliaram o programa e a perspectiva para o próximo ano é dobrar o número de participantes.

O trabalho é coordenado por profissionais da área, como fisioterapeutas, professores de educação física, enfermeiros e médicos especializados, que acompanham o desenvolvimento dos pacientes cadastrados no programa. O grupo de caminhada conta com mais de 100 pessoas, que caminham cerca de uma hora nos Estádios Quintino de Lima, Vila Nova, no Paisagem Colonial (próximo ao campo de areia), em São João Novo (ponto de encontro no Cras) e em Mailasque (próximo a antiga estação).

O Programa também é voltado para o recondicionamento físico, exercícios posturais, respiratórios, alongamento muscular e fortalecimento, respeitando o ritmo de cada um. “Notamos melhorias como redução de peso, controle de pressão, melhora nas articulações e até a redução de medicamentos que estão habituados a tomar”, comenta o professor de Educação Física e coordenador do programa que acompanha o grupo, Ricardo Barbosa.

Além da caminhada os participantes também fazem passeios culturais a praças esportivas de outros municípios, organizados pela Divisão de Esporte e Lazer. “Nosso objetivo é implantar em breve novos tipos de atividades, como recreação, envolvendo todos os núcleos atendidos”, conta Barbosa.

Como participar
Os interessados em participar do Caminhando com Saúde devem procurar pelo professor Ricardo ou pelo fisioterapeuta Fabio das 7 às 9 horas de segunda a sexta-feira no Estádio Quintino de Lima (Quintinão). Em São João Novo e Mailasque procurar pelo professor Tiago a partir das 8 horas as terças e quintas-feiras. Na Vila Nova e no Paisagem Colonial falar com o professor Felipe das 7 as 9 horas também as terças e quintas-feiras.

Fonte: Prefeitura de São Roque