7/10/2008 - São Roque - SP

Programa do Instituto Ayrton Senna tem primeiras metas estabelecidas

Durante reunião entre representantes da Prefeitura de São Roque, do Instituto Ayrton Senna e Bradesco Capitalização, no último dia 25, foi analisada a primeira etapa dos programas educacionais implantados em parceria na rede municipal de ensino.

O prefeito em exercício Antonio Carlos Pereira Rios recebeu em seu gabinete Margareth Goldemberg, diretora executiva do Instituto Ayrton Senna, Norton Labes do Bradesco Capitalização e Márcia Nunes, diretora do Departamento de Educação para a partir do diagnóstico inicial da rede e as ações já iniciadas, traçar metas 2009. “Com estratégias simples, vamos garantir a efetivação da aprendizagem com este projeto em longo prazo (mínimo de quatro anos), mas que trará resultados imediatos”, diz Márcia Nunes.



Entre as primeiras metas estabelecidas estão a diminuição de reprovação por faltas, aumento dos índices de aprovação, ampliação do número de alunos alfabetizados ao fim do 2º ano (7 anos), e implantação de um plano de ação para os alunos com distorção de idade/série. A meta planejada de alunos contemplados para 2008 é de aproximadamente 5.700 alunos, e para 2009 está prevista a participação de cerca de 10. 300 alunos.

O trabalho desenvolvido em São Roque não terá custo nenhum para a Prefeitura. O Departamento de Educação já recebeu 218 caixas de livros, três conjuntos de mapas gigantes que será fornecido para cada classe e série. Os diretores, vice-diretores, coordenadores e técnicos do Departamento de Educação também terão 50 horas de curso de capacitação.

“A meta é que cada criança leia 30 livros por ano (1º, 2º e 3º anos) e 40 livros por ano (3ª e 4ª séries), já que a média nacional é de três livros por ano. Para casa será reforçada a fixação de conteúdo e avaliação do aprendizado diariamente. Além disto, haverá um acompanhamento sistemático das faltas, trabalhando a importância da presença do aluno em sala de aula”, explica Nunes.

O trabalho foi iniciado com dois programas, o de Gestão que visa promover a eficiência da Rede Pública de Ensino, por meio da gestão de aprendizagem do ensino, da rotina escolar e da política pública que envolverá diretores, vice-diretores, coordenadores e técnicos do Departamento de Educação. O outro é de Circuito Campeão que objetiva a gestão da aprendizagem e do ensino na 1ª fase do Ensino Fundamental (1º. Ano a 4ª série). O trabalho envolve 267 professores.

Fonte: Prefeitura de São Roque