27/9/2007 - São Roque - SP

Projeto prevê a reativação da ferrovia para fins turísticos

O trem de passageiros, meio de transporte responsável por boa parte do desenvolvimento do interior paulista pode voltar a funcionar na região, desta vez como atrativo turístico. É o que prevê um projeto lançado na quarta-feira dia 12 na Secretaria de Cultura de Sorocaba, na presença 11 municípios da região entre eles São Roque.

A idéia encabeçada pela prefeitura de Sorocaba em parceira com o Instituto Turistrem, é viabilizar roteiros para que a população possa desfrutar de paisagens diferentes e conhecer locais próximos do centro urbano, mas ainda pouco explorados.

A proposta já foi apresentada à Agência Nacional do Transporte Terrestre – ANTT, órgão que autoriza o funcionamento de transporte ferroviário não regular (cultural) e abrange cidades em que a reativação da ferrovia tem uma importância histórica e cultural.

Caso o projeto seja aprovado pela ANTT, três trechos já estão definidos: “Itupararanga” – Sorocaba – Votorantim; “Peabiru”, Sorocaba, Brigadeiro Tobias, Iperó (Fazenda Ipanema), e “Roteiro dos Italianos”, Boituva – Laranjal Paulista (o trajeto recebeu essa denominação pela concentração da imigração italiana na região).

São Roque e Mairinque são cidades que também podem receber o projeto. O prefeito Efaneu Nolasco Godinho, considera a idéia interessante e revelou que pretende fazer uma parceria com a prefeitura de Mairinque para tentar para instalar um roteiro turístico entre as duas cidades. “Já conversamos com a secretaria de Cultura de Mairinque, Maria Cândida e com o prefeito Denis para pleitearmos isso junto à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, que é responsável por este trecho da ferrovia”, adiantou o prefeito.

Fonte: Prefeitura de São Roque