13/11/2008 - São Roque - SP

Projeto “Reconhecendo São Roque” promove apresentações

O projeto “Reconhecendo São Roque” desenvolvido pela prefeitura de São Roque por meio dos Departamentos de Turismo e Educação em parceria com a Coopred - Cooperativa de profissionais em Educação do Estado de São Paulo que tem a finalidade de promover concertos musicais didáticos em pontos turísticos sacros da cidade, traz neste mês duas apresentações de corais de Jacareí.

As apresentações serão dos Corais Brincanto e Bellicantus que tem como regente, Rodrigo Lopes da Silva. Os corais se apresentarão na Capela Santo Antonio no próximo dia 23, às 15h30. A entrada é gratuita.

Brincanto é o nome do projeto que visa incentivar a prática do canto coral e a vivência coletiva da música e é realizado por meio da Fundação Cultural de Jacareyh - José Maria de Abreu. O projeto existe desde abril de 2007 e conta com a participação de 47 crianças com idades entre 7 e 11 anos. O repertório traz canções de Chico Buarque, Tom Jobim e Vinícius de Moraes, Luiz Vieira, Toquinho, Milton Nascimento, Renato Teixeira, Paulo Tatit e Sandra Peres, Marcus Viana e compositores eruditos como Villa-Lobos e Cezar Franck.

Já o Bellicantus refere-se às canções executadas pelo coro e conta com a participação de 15 adolescentes entre 12 e 18 anos. O projeto começou em março de 2007 de forma voluntária e neste ano passou a ter o apoio da Fundação Cultural de Jacareyh. O grupo busca uma vivência mais apurada da técnica vocal e desenvolve a mesma por meio do repertório que contém canções de compositores brasileiros e pequenas peças do repertório de música sacra. Dentre os compositores encontram-se W. A. Mozart, Jacques Arcadelt, Samuel Webbe, Michael Praetorius, Daniel Friderici e John Rutter.

Fonte: Prefeitura de São Roque